Menu
in

Porque é que um condutor deve abrir a porta do carro com a mão direita?

Há coisas que por mais esquisitas que possam ser fazem todo o sentido

Porque é que um condutor deve abrir a porta do carro com a mão direita?

Porque é que um condutor deve abrir a porta do carro com a mão direita? Há coisas que por mais esquisitas que possam ser fazem todo o sentido.

É isso mesmo. O assunto não podia ser mais esquisito, mas, a questão é, sabe porque razão um condutor deve abrir a porta do carro com a mão direita?

Certo. Neste momento deve estar a pensar como é que você abre a porta do seu carro e chegou à conclusão que o faz com a sua mão esquerda. O que é perfeitamente normal.

Foi na Holanda que esta forma de abrir a porta do carro nasceu. Na base, desta nova forma de abrir a porta do carro, está no número elevado de acidentes que envolveram ciclistas. Como se sabe, o número de bicicletas na Holanda é tão elevado que é mais fácil ter-se um acidente com uma bicicleta do que com outro meio de transporte.

Então, para grandes males, grandes remédios e neste caso, bem simples.

Foi em Amesterdão que nasceu esta ideia. Devido aos elevados acidentes a envolverem ciclistas criou-se na Holanda uma simples medida para prevenir males maiores: abrir a porta do automóvel com a mão contrária ao lado em que se está sentado. Caso seja o condutor deve abrir a porta com a mão direita, caso esteja no lugar do pendura o indicado será abrir a porta com a mão esquerda.

E isto porquê?

Porque com este simples gesto, quem está a abrir a porta para sair do veículo passa a fazer um movimento de rotação com o corpo que resulta numa melhor observação da área que se encontra em redor. Assim consegue reduzir a probabilidade de ocorrência de um acidente viação com ciclistas.

Sabe-se que na Holanda a utilização de bicicleta como meio de transporte é muito comum e  utilizado pela maioria dos holandeses e é por este motivo que a ocorrência de acidentes de viação com ciclistas é muito frequente. É tão frequente que até existe um nome próprio para este tipo de acidente. Chama-lhe, ‘Dooring’, que deriva da palavra ‘door’ (porta em português).

Por cá a utilização de bicicletas como meio de transporte não teve assim tanta adesão como na Holanda. No entanto, a utilização de veículos sem motor tem vindo a ganhar utilizadores e é por este motivo que é melhor prevenir do que remediar.

Leave a Reply

Exit mobile version