Menu
in

IMQ. Novo protótipo da Nissan apresentado em Genebra

Design avançado e sistema e-POWER com tração integral marcam a próxima geração de crossovers

IMQ. Novo protótipo da Nissan apresentado em Genebra. O Design avançado e o sistema e-POWER com tração integral marcam a próxima geração de crossovers.

A Nissan revelou hoje o novíssimo protótipo IMQ. Trata-se de uma demonstração de tecnologia avançada e design que desvenda a orientação da próxima geração de crossovers.

Revelado no Salão Automóvel Internacional de Genebra, o IMQ é uma conjugação perfeita do legado japonês que utiliza tecnologia de vanguarda centrada no ser humano. O protótipo incorpora as mais recentes inovações que dão vida à Mobilidade Inteligente da Nissan, a visão da marca quanto ao futuro do transporte automóvel.

O seu estilo reflete o papel da Nissan como pioneira e líder em crossovers, com um visual impressionante que desafia os limites relativamente ao que um crossover europeu pode ser.

Tecnologia e-POWER

No coração do IMQ encontra-se a próxima geração da tecnologia e-POWER. Um sistema de acionamento de motor 100% elétrico que proporciona uma aceleração instantânea e linear. Trata-se de um desenvolvimento aprofundado da tecnologia e-POWER disponível atualmente nos modelos Nissan Note e Serena. No IMQ, o sistema produz uma potência máxima de 250kW e 700Nm de binário.

Vídeo e-Power System

Esta potência elevada é canalizada através de um novo sistema de tração integral multi-motor, proporcionando o controlo preciso e independente de cada roda. A combinação de e-POWER e tração integral (AWD) é ideal para condições de baixa aderência, tal como encontramos nas estradas alpinas cobertas de neve nos arredores de Genebra.

Foto Galeria e-Power

Tecnologia e-POWER | Nissan

Sistema de assistência ao condutor Nissan ProPILOT

O IMQ proporciona novas perspectivas sobre a visão tecnológica da Nissan. Está equipado com uma versão protótipo avançada do sistema de assistência ao condutor Nissan ProPILOT* com capacidade de condução autónoma avançada. O modelo também inclui a tecnologia “Invisible-to-Visible” da Nissan, revelada em janeiro de 2019 no CES.

Fusão entre design exterior e interior

As dimensões do IMQ posicionam o veículo no centro do segmento C crossover europeu. É uma demonstração de um visual com linhas simples e harmoniosas, criando uma fusão entre o exterior e o interior. Esta característica é mais evidente nas áreas vidradas, concebidas para proporcionar a sensação de uma superfície única contínua.

Vídeo Nissan IMQ Concept

O IMQ assinala uma nova direção arrojada na linguagem de design da Nissan. Tem por base o emblema da Nissan, integrado na grelha V-motion, a qual foi alvo de uma execução deliberadamente subtil. A grelha funde-se verticalmente no capô e horizontalmente no para-choques dianteiro para criar curvas marcantes nas linhas exteriores. O capô possui recortes com pormenores cromados. O guarda-lamas ergue-se a partir das cavas das rodas e funde-se na secção central.

Foto Galeria IMQ

Na traseira, uma linha vertical desce do conjunto de luzes para afastar o ar à sua passagem pela lateral reforçando o desempenho aerodinâmico e o carácter do automóvel. Na extremidade superior, é integrada numa nova interpretação elegante do conjunto de luzes tipo “bumerangue” da Nissan. A porta da bagageira em peça única funde-se nos guarda-lamas traseiros, replicando o design do capot.

Uma observação mais atenta revela uma utilização intensa de saliências tridimensionais nas secções inferiores escurecidas do exterior. Estas finas camadas – conhecidas como “lamellas” – são evocativas do designtradicional japonês e percorrem todo o automóvel.

O exterior

O exterior é complementado por jantes de liga leve de 22 polegadas com pneus personalizados Bridgestone Connect. Estes pneus “inteligentes” comunicam informação para o condutor através da interface gráfica de utilizador. Os dados transmitidos incluem carga dos pneus, pressão, temperatura, aderência, desgaste e estado geral do pneu. Isto ajuda o IMQ a calibrar automaticamente os seus sistemas de controlo para que funcionem de forma otimizada.

Vídeo IMQ Concept

Os temas de estilo japoneses combinados com tecnologia contemporânea são replicados no interior. As portas do IMQ são articuladas nos limites exteriores e ao abrir revelam um interior futurista e espaçoso. O qual inclui quatro lugares individuais que se erguem de forma fluida do piso coberto por “lamellas” proporcionando uma ligação visual ao exterior.

O familiar painel de instrumentos “asa deslizante” da Nissan domina a frente do habitáculo, com uma consola central que emerge a partir do piso e se estende desde os assentos dianteiros até à traseira.

Cada banco esculpido é acabado em tecido técnico 3D de dois tons cortado a laser num design geométrico inspirado nos trabalhos em madeira japoneses, kumiko. O padrão é replicado no painel de instrumentos, nos frisos das portas e na chapeleira, bem como no acabamento metálico sumptuoso dos encostos dos bancos. As “lamellas” também foram integradas nos frisos das portas e nas partes superiores dos encostos dos bancos, como os encostos de cabeça.

Controlo futurista para a derradeira experiência de condução

Tudo no interior do IMQ é focado no condutor. Isto é demonstrado pela interface gráfica de utilizador, dominada por um ecrã de 840 milímetros integrado no painel de instrumentos. É completamente preto – tal como um smartphone – quando desligado, mas quando ligado ganha vida para proporcionar dados sobre o e-POWER e outras informações sobre o veículo. A utilização das “lamellas” pretas é constantemente visível por detrás do ecrã.

Vídeo IMQ

Um ecrã secundário mais pequeno acima da consola central aloja o assistente pessoal virtual do IMQ. Intensifica a experiência de condução ao controlar as funções do veículo, tais como a navegação, em resposta às ações do condutor.

O volante tem um formato ergonómico para colocar o condutor numa posição descontraída e para maximizar a visibilidade do painel de instrumentos. Uma funcionalidade avançada tipo patilhas de mudanças de toque suave foi integrada na parte traseira do volante.

Uma montra de tecnologia

O IMQ está equipado com a tecnologia “Invisible-to-Visible” (I2V) da Nissan, uma interface 3-D que funde o “mundo real” com o mundo virtual. Desenvolvida pela Nissan a I2V ajuda os ocupantes do automóvel a verem o que de outra forma poderia permanecer invisível, conferindo confiança e emoção à experiência de condução.

A oportunidade de “ver o invisível” é permitida pela tecnologia Omni-sensing da Nissan que liga o IMQ a informação do mundo real proveniente de sensores no interior e no exterior do habitáculo, conjuga esta informação com dados do mundo virtual e apresenta estas informações ao condutor e passageiros criando uma experiência impressionante através da conjugação de realidades mistas.

A tecnologia pode ajudar condutores a ver melhor em curva, a visualizar informações precisas sobre engarrafamentos – incluindo causas – e a determinar rotas alternativas para uma viagem sem preocupações. Os condutores podem inclusivamente desfrutar da companhia de um passageiro virtual na forma de um avatar 3D de realidade aumentada no interior do automóvel.

O compromisso da Nissan para com um futuro autónomo

O compromisso da Nissan para com um futuro autónomo, tal como estabelecido pela visão da Mobilidade Inteligente da Nissan, também está refletido no IMQ. O automóvel está equipado com um sistema protótipo de assistência avançada de condução ProPILOT que ajuda os condutores em ruas urbanas e auto-estradas suburbanas. Isto é possível devido a um conjunto de sensores avançados, radares e câmaras localizados ao longo do automóvel que conseguem interpretar a estrada, o trânsito e os sinais de informação para uma condução suave e confiante.

Declarações de Alfonso Albaisa, Vice-presidente Sénior de Design na Nissan

«O estilo do IMQ combina influências japonesas tradicionais e modernas e mostra aquilo que é possível quando os crossovers do futuro integram a Mobilidade Inteligente da Nissan», afirmou Alfonso Albaisa, Vice-presidente Sénior de Design na Nissan. «Com o IMQ, o interior e o exterior são conjugados de forma harmoniosa, indicando o rumo que o design da Nissan pode vir a seguir na sua terceira geração de crossovers na Europa».

IMQ – Características Técnicas

Comprimento total

4.558 mm

Altura

 1.560 mm

Largura

 1.940 mm

Pneus

Pneus personalizados Bridgestone Connect de 22 polegadas

Grupo Motopropulsor

e-POWER com motor turbo a gasolina 1.5 litros

Tração integral (AWD) multi-motor

Potência

250kW

Binário

700Nm

Leave a Reply

Exit mobile version