Menu
in

Pneu sem ar criado pela Michelin

Criado a partir de uma impressora 3D é biodegradável e sem ar

Pneu sem ar criado pela Michelin

Pneu sem ar criado pela Michelin. Criado a partir de uma impressora 3D é biodegradável e sem ar.

Chama-se Pneu Vision, é fabricado numa impressora 3D, é biodegradável e não precisa de ar. O Vision é um Pneu sem ar que o fabricante de pneus francês, Michelin, criou a partir de uma impressora 3D.

Trata-se de um conceito de pneu que está focado essencialmente no “meio ambiente”. A sua apresentação ocorreu durante a conferência Movin’On 2017, que acontece em Montreal, no Canadá. Como uma peça completa, a roda é feita via impressora 3D com materiais orgânicos recicláveis e biodegradáveis.

É sem dúvida alguma uma inovação amiga do ambiente e igualmente e amiga da carteira, Isto porque, no futuro, este pneu terá a capacidade de dizer quando é preciso adicionar borracha à bandagem. 

Vantagens do Vision

Uma grande vantagem que o Vision oferece ao consumidor é a banda de rodagem. Esta também é recarregável via impressora 3D. Ou seja, pode ser facilmente alterada dependendo do clima ou condição de via. Outra vantagem que este pneu oferece é o facto de não furar. Como este pneu não precisa de ar, não corre o risco de furar.

Video Pneu Vision By Michelin

Outro informação importante é que o Vision possui diversos sensores que recebem, tratam e fornecem informações em tempo reais sobre as condições da estrada e as próprias condições.

Desta forma, o condutor consegue saber com mais rigor a hora de trocar o pneu. A Michelin acredita que, no futuro, um pneu terá a capacidade de dizer quando é preciso adicionar borracha à bandagem. Por fim, estamos na presença de um produto muito mais eco-friendly.

Declarações de Terry Gettys

A equipa de designers, do fabricante francês de pneus, inspiraram-se na própria natureza para desenhar o Vision. Segundo os criadores, “o centro sólido entrega a força e o conforto necessário”. Além disso, ele conta com materiais como aparas de madeira, palha, açúcar de produtos e cascas de laranja.

Terry Gettys, líder de inovação na Michelin, disse, “Você pode até pensar que isso é um sonho. E você estaria certo. É um sonho. É um conceito a longo prazo que une nossa visão com todos os elementos da mobilidade sustentável. Mas é um sonho realista, já que todos os componentes deste conceito já são pesquisados ativamente na Michelin“.

Leave a Reply

Exit mobile version