Operação Via Livre. GNR vai fiscalizar quem não circula na faixa da direita. GNR chama atenção dos automobilistas. Circule à direita e Poupe quatro pontos na Carta de Condução.
A Operação Via Livre que está sob a alçada da GNR, vai estar nas estradas portuguesas até ao dia 2 de abril. Esta operação não mais é que uma ação de fiscalização e sensibilização que a Guarda Nacional Republicana (GNR) vai realizar, no sentido de chamar atenção dos automobilistas para a circulação na faixa de rodagem o mais à direita.
O Conselho que a GNR deixa ao automobilistas é, “Poupe quatro pontos, circule pela direita!”.
Segundo a GNR, a circulação de veículos nas vias do meio e à esquerda, quando não exista tráfego nas vias mais à direita, constitui infração ao Código da Estrada. Infração que pode ser punida com coima que vai até aos 300€. Mas, não só. Também causa constrangimentos à segurança rodoviária, à fluidez de tráfego e leva a que os condutores possam cometer outras infracções.
A operação “Operação Via Livre” está dividida em duas fases. A primeira vai de 20 a 26 de março, assenta nas ações de sensibilização, onde os condutores vão ser alertados para os constrangimentos e perigos provocados pela circulação indevida. Seja ao nível da segurança rodoviária, seja ao nível da fluidez de tráfego.
A segunda vai decorrer entre 27 de março a 2 de abril. Agora com ações de fiscalização, quer nas auto-estradas, quer nas vias reservadas a veículos automóveis. O objectivo é combater a circulação abusiva pela via do meio e da esquerda.
Publicação GNR