O seu Seguro automóvel tem Carro de Substituição?

Está a fazer um contrato de seguro automóvel? Estude cuidadosamente todas as coberturas da apólice.

O seu Seguro tem Carro de Substituição

O seu Seguro automóvel tem Carro de Substituição? Quantas vezes é que em conversa com os seus amigos já referiu que o seu seguro automóvel não dispõe de viatura de substituição? Provavelmente muitas. Mas não é verdade, praticamente todos os seguros oferecem uma viatura de substituição. Surpreendido, não fique, pois a maior parte das companhias de seguros esconde ou não informa correctamente isso aos seus segurados.

O Automoveis-Online vai explicar como deve proceder para ter acesso a esse carro de substituição.

Como sabe um seguro automóvel é composto por coberturas base e coberturas particulares. Umas são de carácter obrigatório e outras de carácter secundário. Assim temos como cobertura obrigatória a responsabilidade civil, esta cobertura é a mais importante de todas, pois é ela que vai garantir a reposição de danos a terceiros.

Entre as coberturas não obrigatórias, isto é, acessórias, temos entre as mais conhecidas a quebra isolada de vidros, ocupantes da viatura, protecção jurídica e assistência em viagem.

É nesta cobertura (Assistência em viagem) que pode obter o seu carro de substituição, mas tem de ter em atenção o seguinte:

Nem todas as companhias de seguros lhe prestam este serviço. Pois nem todas o facultam, isto é, nem todas as companhias têm consagrado na assistência em viagem a viatura de substituição. Assim antes de fazer o seu seguro automóvel, certifique-se que a Assistência em viagem tem viatura de substituição.

Há companhias que cobram um valor suplementar por esta cobertura, mas há outras que não cobram qualquer valor, como também há companhias que dão mais dias de utilização do que outras.

A viatura de substituição consagrada na assistência em viagem, também poderá ter categorias diferentes, mas que devem ser exploradas por si. Assim recomendamos que tenha todos estes factores em consideração na hora de negociar um seguro automóvel.

A questão que se coloca depois é:

Essa viatura de substituição está disponível para todo o tipo de sinistro?

A resposta é, não. A viatura de substituição só está disponível em caso de avaria do seu carro. Em caso de acidente de viação não terá acesso a essa viatura.

A viatura de substituição também se encontra limitada ao número de dias de utilização e que vai dos 3 até cinco dias de imobilização do seu carro. Depois à que ter em conta qual o nível consagrado para a viatura de substituição na sua assistência em viagem.

Este escalonamento não é igual para todas as companhias, mas ao que pudemos apurar, a grande parte das companhias opera desta forma:

Nível 1 – Consagra uma viatura de substituição para 3 dias e uma vez por ano e um sinistro de avaria por ano. Imagine que o seu carro avariou, tem direito ao carro de substituição três dias, mas só gastar um, não vai ter direito aos outros dois.

Nível 2 – Consagra uma viatura de substituição para 3 ou cinco dias no máximo, cinco vezes por ano e cinco sinistro por avaria por ano. A regra do ponto anterior, também se aplica aqui.

Nível 3 – Consagra uma viatura de substituição para 3 ou cinco dias no máximo, cinco vezes por ano e cinco sinistro por avaria por ano. A regra do ponto nível 1, também se aplica aqui.

A diferença entre o nível 2 e 3 é a viatura a que tem direito, variando a categoria do carro de substituição, sendo melhor no nível três.

Uma dica muito importante, é conjugar correctamente os dias que o carro vai estar parado na oficina para reparação, com os dias de imobilização previstos na viatura de substituição.

Assim sempre que tiver uma avaria, deve ligar de imediato para a assistência em viagem, informar que o seu carro está avariado, para que a assistência lhe envie um reboque. Nesse momento, deve também solicitar um táxi e a viatura de substituição. Depois só terá de ir ao rent-a-car para levantar esse carro de substituição.

No Rent-a-Car é natural que solicitem um cartão de crédito para ficar de caução, essa caução será devolvida quando entregar o carro de substituição.

Agora já pode viajar mais seguro, sem o medo de ficar apeado.

Booking.com