O pedal de travão macio. O que deve fazer?

O pedal de travão macio. O que deve fazer?

O pedal de travão macio? O que deve fazer? Entre as muitas dicas que a equipa do Automoveis-Online já deu, esta é só mais uma. O assunto vem no seguimento de questões relacionadas com o assunto que alguns dos nossos leitores nos têm colocado.

Quando o pedal de travão fica demasiadamente macio, isso poderá indiciar um problema relacionado com a linha de travagem. Uma das coisas que poderá ter acontecido é a entrada de ar para o sistema. Esta situação faz com que existam bolhas de ar dentro das tubagens por onde circula o óleo de travões. Quando isto acontece, é necessária a intervenção de um técnico especializado, para que este encontre a entrada de ar e proceda à sua reparação.

No entanto, se o problema continuar, ou seja, se o pedal de travão ficar macio após algumas travagens, isso quer dizer que o problema poderá estar relacionado com o óleo de travões e que este deverá ter de ser totalmente substituído.

A razão pela qual isto acontece é pelo facto de o óleo de travões ir perdendo as suas propriedades ao longo do tempo, devido à sua contaminação pela humidade. A solução passa, por efectua a cada dois anos, a limpeza do circuito de travagem e utilizar um óleo de travões novo.

É importante que os leitores tenham a noção que o óleo de travões, tem de ser substituído a cada dois anos. No entanto, são muitas as oficinas que negligenciam esta realidade.

Outra razão para que o pedal de travão fique macio e a existência de problemas nas borrachas (bombitos) que impedem que a pressão necessária seja obtida. A solução passa pela reparação global do sistema, ou seja, a substituição de todas as borrachas e de alguns órgãos como por exemplo a bomba central e auxiliares.

Lembre-se, faça manutenção ao sistema de travagem a cada dois anos pela sua segurança.

Booking.com