in

Novo Sistema Tri-turbo Diesel! BMW explica tudo

Novo Sistema Tri-turbo Diesel! BMW explica tudo

A BMW lançou um vídeo mudo que explica o funcionamento do sistema tri-turbo, a estrear nos fenomenais M550d e companhia. Por achar que talvez não fosse melhor forma de explicar o funcionamento de um sistema tão espetacular como este e foi por esta razão que entendemos escrever este artigo. O video encontra-se no fim do artigo.

Este espetacular sistema tri-turbo da BMW, torna-se mais fácil de explicar no papel do que o executar na prática.

Já explicamos noutros artigos que os turbos funcionam graças ao fluxo de gases de escape que impulsionam as suas turbinas a girar no sentido de comprimir o ar para a admissão. Em boa verdade, a última função do turbo é aumentar a quantidade de ar, e por conseguinte de oxigénio, para melhorar a combustão, e como nós sabemos, quanto mais oxigénio na combustão, significa combustões mais intensas e por apenso mais potência.

 BMW Turbo BMW Turbo

A capacidade que um turbo tem de fornecer ar comprimido ao motor está directamente ligado com a sua dimensão. Assim sendo, quanto maior, mais ar consegue admitir para o motor. Contudo, os construtores não costumam a utilizar turbos de grandes dimensões nos seus veículos e isso tem uma explicação: turbo lag. É um fenómeno que ocorre quando os turbos têm dimensões muito grandes, e por isso só funcionam quando o motor está a funcionar em regimes mais elevados.

Foi para evitar esse turbo lag e o enfraquecimento nas rotações mais baixas devido às grandes dimensões do turbo, ou falta de pulmão nas rotações mais altas devido à sua pequenez, que a BMW decidiu estabelecer uma arquitectura de três turbos nas suas novas unidades motrizes diesel de 6 cilindros.

O turbo mais pequeno é assegurar doses substantivas de ar ao motor desde as rotações mais baixas. O de maiores dimensões entra em funcionamento nos regimes intermédios e que é o principal responsável pela principal fatia de potência, e um último igualmente de pequenas dimensões, presta auxilio ao motor na reta final do ponteiro das rotações.

Desta forma a BMW conseguiu fabricar um motor que disponibiliza potência desde as baixas rotações e mantém a capacidade de “respirar” até ao red-line.

Contudo é importante salientar que a marca bávara não foi a primeira a lançar motores com mais de dois turbos. Por exemplo, o Bugatti Veyron monta nada mais nada menos do que 4 turbos. Mas também é verdade, que o faz num motor de 16 cilindros, o que faz do feito tecnológico da BMW um marco muito mais assinalável.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

one × 2 =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

Muito Elegante. Aston Martin V12 Zagato oficialmente apresentado

Aston Martin V12 Zagato oficialmente apresentado

Espectacular! Jaguar XF de argila destruído à machada

Jaguar XF de argila destruído à machada