Não se engane no abastecimento. Combustíveis têm novos símbolos

Sabe o que significam os novos símbolos dos combustíveis?

Não se engane no abastecimento. Combustíveis têm novos símbolos

Não se engane no abastecimento. Combustíveis têm novos símbolos. Sabe o que significam os novos símbolos dos combustíveis?

Vai colocar combustível no seu carro? Então esteja com muita atenção para não se enganar com os novos símbolos de identificação dos combustíveis.

A nova simbologia dos combustíveis entrou em vigor no dia 12 de outubro. Os cerca de 3000 postos de abastecimento em Portugal já contam com a nova simbologia identificação dos combustíveis.

A nova simbologia resulta da nova diretiva europeia para os combustíveis gasolina, gasóleo, hidrogénio e gás natural, que recebem novas designações. O objectivo é ajudar os consumidores, no seu processo de escolha dos combustíveis que melhor se adequam aos seus veículos, em toda a Europa.

O artigo de hoje vem no sentido de ajudar os condutores que já possuem carros anteriores a esta data. Pois, os condutores que vão comprar agora um automóvel têm a vida mais facilitada. Isto porque esta informação vai ser fornecida nos manuais dos automóveis, bem como na tampa de acesso ao tampão do deposito.

Esta nova diretiva obrigou à criação de um novo e único conjunto harmonizado de identificadores de combustível em toda a Europa. Simbologia essa que passa a surgir nos novos veículos, nos postos de abastecimento de combustível e na pistola de enchimento.

Com estes novos identificadores, os consumidores vão poder selecionar corretamente o combustível adequado para o seu veículo. Para isso, basta que o identificador do veículo, corresponda ao identificador no equipamento de abastecimento.

A nova simbologia vai estar disponível em todos os 28 Estados membros da União Europeia, bem como na Macedónia, Sérvia, Suíça e Turquia, países que são membros do Comité Europeu de Normalização.

Mas o que significam estes novos símbolos?

Novas designações dos combustível 2018

São 10 os novos símbolos e estão divididos em 3 categorias: gasolinas, gasóleos e gases.

Relativamente às gasolinas, estão identificadas com a letra “E” de etanol, os símbolos são circulares com a designação: E5, E10 e E85.

E5 – 5% de etanol – Equivalente = Gasolinas de 95 e 98 octanas convencionais;

E10 – 10% de etanol – Equivalente = Gasolinas de 95 e 98 octanas convencionais;

E85 – 85% de etanol – Equivalente = Bioetanol.

Relativamente ao ao gasóleo, os símbolos são quadrados com B7, B10 e XTL. Neste caso o “B” é relativo a biodiesel.

B7 – 7% de biodiesel – Equivalente = Gasóleo convencional;

B10 – 10% de biodiesel – Equivalente = Pode ser comercializado como BioDiesel em alguns postos;

XTL – diesel parafínico – Equivalente = Gasóleo sintético.

Já os Gases, passam a existir quatro símbolos: H2, CNG, LNG e LPG.

CNG – Gás natural comprimido;

H2 -hidrogénio;

LNG -gás natural liquefeito;

LPG – Gás pressurizado líquido.