Qual a importância da Correia de Distribuição e do Tensor?

Existem órgãos nos automóveis que são extremamente importantes e estes são dos mais importantes.

Qual a importância da Correia de Distribuição e do Tensor?

Qual a importância da Correia de Distribuição e do Tensor? Existem órgãos nos automóveis que são extremamente importantes e estes são dos mais importantes.

Ter um automóvel é muito mais do que o conduzir e abastecer. A manutenção de um carro é obrigatória e existem órgão que são vitais, são o caso da Correia de Distribuição e do Tensor. Mas na verdade, os condutores sabem muito pouco sobre o assunto, tão pouco, que muitas das vezes os automóveis avariam por falta de uma manutenção adequada.

No fim do artigo vai encontrar um vídeo que lhe vai ajudar a perceber muito acerca deste tema.

Qual a importância da Correia de Distribuição?

Então, é importante perceber que o papel da correia de distribuição é estabelecer a ligação mecânica entre o bloco e a cabeça do motor e é responsável pelo movimento de rotação da cambota à árvore de cames, que por sua vez vai accionar as válvulas.

Basicamente, o que estamos a dizer é que esta correia é a principal responsável por tudo o que se passa dentro do motor. Por essa razão, é muito importante que nada de errado aconteça com a correia de distribuição, caso contrário os danos no motor serão enormíssimos e muito dispendiosos.

Para que o leitor possa perceber melhor, o movimento realizado pela correia de distribuição é de tal ordem preciso que é imperativo que a sua tensão esteja sempre dentro dos parâmetros determinados pelo fabricante, para que o não ocorra o excesso de folga e por sua vez o desgaste prematuro ou mesmo a desengrenagem da correia. Uma vigilância apertada neste órgão é o suficiente para prevenir e mesmo evitar danos maiores no seu automóvel. Seja rigoroso e exigente. Leve o seu automóvel com frequência à oficina e peça sempre que este órgão seja objecto de atenção redobrada.

Muita atenção! Esta tarefa tem de ser efectuada por profissionais acreditados. Nunca nas mãos de habilidosos. A utilização de uma correia que não é indicada, o ponto do motor mal ajustado, pode trazer danos irreparáveis para o seu motor.

Assim, deverá ter em conta os seguintes parâmetros dados:

– É crucial que a correia e o tensor sejam mudados por um profissional;

– Nunca faça mais quilómetros com a mesma correia do que aqueles que estão preconizados pelo fabricante para a sua substituição;

– É normal que, um veículo que circule mais tempo em rotações elevadas, tenha maior desgaste e desafine com mais facilidade. Neste caso, seja mais vigilante;

– Faça uma condução assertiva, evite fazer arranques bruscos e constantes.

Se for responsável o seu carro terá mais saúde. Veja este video e saiba mais sobre a importância da correia de distribuição.