Luzes do seu automóvel. Sabe se as está a utilizar correctamente?

Luzes do seu automóvel. Sabe se as está a utilizar correctamente?Quantas vezes circulamos em vias mal iluminadas e somos encandeados? Ou em dias de nevoeiro somos surpreendidos por veículos sem iluminação? Estas situações são a prova que muitos automobilistas inconscientemente, ou por pura distração, não estão a utilizar os meios que tem ao seu dispor para uma condução correcta e segura.

Com este artigo o Automóveis Online pretende alertar para a correcta utilização dos dispositivos de iluminação que tem ao seu dispor durante a condução.

Dada a importância da utilização das luzes de condução diurna, os veículos ligeiros de passageiros e os comerciais ligeiros homologados a partir de 7 de Fevereiro de 2011 vêm equipados com este tipo de iluminação de utilização obrigatória em todo o espaço da União Europeia. Mas, tal como o nome indica, luzes de condução diurna, são para utilização durante o dia. Utilizar esta iluminação após o anoitecer é incorrecto e torna-se extremamente perigoso, visto que quando o automobilista utiliza as luzes de condução diurna, a traseira do veículo não é iluminada e, por outro lado, não emite luz suficiente para identificar obstáculos que posso surgir na frente do veículo. Após a anoitecer utilize sempre as luzes de cruzamento, mais conhecidas por, médios, para sua segurança e dos demais automobilistas.

Aprendemos nas escolas de condução que o uso de uma iluminação correcta é essencial para vermos e sermos vistos, mas circular com os máximos sempre ligados, além de ser irritante pode provocar o despiste dos condutores que se cruzam connosco devido ao fenómeno de encandeamento. Utilize os máximos em situações pontuais e quando for estritamente necessário.

E esperamos não surpreende-lo mas, a maioria dos automóveis possuem ainda outro tipo de iluminação, os faróis de nevoeiro para utiliza em situações de fraca visibilidade causada pelo nevoeiro ou neblina.
Lembre-se que, a iluminação do seu veículo é um factor de segurança fundamental. Veja e seja visto!

 

Booking.com