Menu
in

Luz de motor acesa: Como reagir correctamente quando ela não apaga?

A luz do motor motor acesa significa advertência de perigo

Luz de motor acesa: Como reagir correctamente quando ela não apaga?

Luz de motor acesa: Como reagir correctamente quando ela não apaga? A luz do motor motor acesa significa advertência de perigo.

Cada vez que o carro é ligado, a luz de controlo do motor é ligada. Se tudo estiver bem com o veículo, a luz apaga. Mas, se a luz do motor não se apagar ou tiver outro comportamento, isso poderá indicar um problema a resolver.

A luz de controlo do motor é um indicador amarelo na forma de um motor e acende no painel de instrumentos. Conhecida por MKL – Motorkontrol Lampe é a luz de motor que mostra o nível de advertência face ao problema e a forma como se deve reagir corretamente essa luz tem um determinado comportamento.

MKL – Motorkontrol Lampe = Luz de motor

A luz de motor (MKL) tem a mesma forma gráfica em todos os automóveis. Apresenta-se com a imagem gráfica de um motor e com a cor amarela.

Quando se liga o automóvel é perfeitamente normal que essa luz se acenda. Assim que terminar o processo de dar à ignição a luz desliga, isto se o veículo estiver normal.

Se a luz do motor, depois do veículo estar ligado, não desligar, isso representa um problema. Se a luz estiver a piscar rápido, isso significa problemas e deverá agir em conformidade.

A maior parte dos automóveis, se não a totalidade, perante uma anomalia destas guarda a informação acerca do erro em memória para que a oficina possa, mais tarde, fazer o devido diagnóstico e resolver o problema.

O que nos diz a Luz do Motor?

… acende-se brevemente quando o motor é ligado.

Função de controle, não há erro. Não há necessidade de ir a uma oficina.

… não arranca brevemente após ligar o motor.

A lâmpada de controle do motor está com defeito.

… acende continuamente.

Foi identificado um defeito, mas não há risco específico para o motor ou para o meio ambiente – no entanto, deve dirigir-se a uma oficina.

… pisca muito rapidamente.

Foi encontrado um defeito grave – o veículo deve ser desligado imediatamente e levado para uma oficina o mais rápido possível.

A Luz do motor está ativa, qual é o erro?

O Luz do motor acende na presença de alguns problemas com o motor. Esta luz garante o controlo, a regulação e a monitorização das funções do motor, bem como registar irregularidades na emissão de poluentes.

O que é importante perceber é que esta luz, só pelo facto de ser amarela e não vermelha, é muito importante. Antecipar problemas é a sua principal função, isto porque, um órgão danificado pode danificar outros órgãos.

Algumas das anomalias mais comuns são por exemplo, problemas na injecção do veículo, problemas nas válvulas EGR, velas, entre muitos outros problemas. Um diagnóstico precoce pode evitar despesas maiores.

Gostou do artigo? Partilhe e siga-nos no Facebook e fique a par de todas as novidades. Faça gosto e partilhe os nossos artigos. Obrigado. ツ

Leave a Reply

Exit mobile version