in

Leon CUPRA a sua evolução

No novo Seat Leon Cupra mostra a sua evolução por um rugido mais feroz

Leon CUPRA a sua evolução

Leon CUPRA a sua evolução. No novo Seat Leon Cupra mostra a sua evolução por um rugido mais feroz.

São 17 anos e mais de 100CV de diferença que separam o primeiro modelo do CUPRA R, que será apresentado no Salão de Frankfurt. Um automóvel de série com alma de competição, que serve de base ao SEAT Leon Cup Racer. A sua potência permite-lhe alcançar os 100 km/h em menos de cinco segundos.

Integrar as prestações de um automóvel desportivo num veículo de série fez dos modelos CUPRA veículos revolucionários. Depois do anúncio do lançamento do novo SEAT Leon CUPRA R, que, com 310CV, será o mais potente na história da marca, revisitamos a evolução dos seus antecessores.

17 anos e mais de 100CV

São 17 anos e 100 cavalos que separam a primeira versão do Leon CUPRA da última. Lançado em 2000, foi uma referência no seu tempo ao ser o primeiro automóvel da companhia a ultrapassar a barreira dos 200CV.

A última versão, apresentada em março do corrente ano, superou todos os seus antecessores ao superar os 300CV e ao garantir uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em menos de cinco segundos, convertendo-se no mais potente de sempre até à chegada do CUPRA R.

Tração integral desde o início

O primeiro modelo destacou-se por ser um veículo com motor V6 normalmente aspirado e caixa de seis velocidades. E, além disso, já possuía tração integral como o CUPRA 300. Esta última versão conta com sistema de reconhecimento de peões, que ativa os travões em emergência, no caso do computador de bordo julgar necessário, entre outras tecnologias.

ADN de competição

O SEAT Leon CUPRA é um automóvel urbano com alma de competição, já que serviu de ponto de partida para fabricar o Leon Cup Racer, o carro de corrida que atualmente participa no TCR Internacional Series. Esta versão de competição recebe o motor 2.0 TSI do Leon CUPRA e, graças ao trabalho dos engenheiros da SEAT Sport, em conjunto com a utilização de novos componentes, é capaz de debitar 345CV de potência com um binário de 420Nm.

Modelos de série com recordes

Em 2014, o Leon CUPRA conduzido pelo piloto Jordi Gené tornou-se o veículo de série com tração dianteira mais rápido em Nürburgring. O tempo alcançado foi de 7:58 minutos. Um ano mais tarde, o Leon ST CUPRA assumiu-se igualmente como o veículo familiar mais rápido no traçado de Nordschleife. O tempo alcançado foi de 7:58:12 minutos.

Protagonista no motociclismo

O Leon CUPRA 300 é patrocinador da equipa Ducati de MotoGP. Bem como do Campeonato Mundial de Superbikes, cumprindo o papel de safety car nesta competição. É a primeira vez que cumpre este papel em provas à escala mundial.

Jorge Lorenzo e Andrea Dovizioso ao volante de um CUPRA

Pilotos reconhecidos a nível internacional, como o tricampeão do mundo de MotoGP, Jorge Lorenzo, e o campeão do mundo em 125cc, Andrea Dovizioso, conduzem um SEAT Leon CUPRA 300CV na qualidade de embaixadores da marca. Ambos elogiaram o rendimento e a potência deste modelo.

Top 5 na Europa

Venderam-se 9.000 unidades do CUPRA a nível mundial no último ano. Dessas, 8.300 ficaram no mercado europeu, o que faz deste modelo um desportivo no top 5 do seu segmento na Europa.

O novo CUPRA R no Salão de Frankfurt

O certame internacional será o palco internacional privilegiado para ver pessoalmente o novo Cupra R. Modelo que tem 310CV, se tornará no mais potente modelo da marca.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

seventeen − 1 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Loading…

Assalto à mão armada no Grande Prémio do Brasil

Assalto à mão armada no Grande Prémio do Brasil

Mercedes-AMG C63 Station Wagon com 700cv

Mercedes-AMG C63 Station Wagon com 700cv