Inverno! Saiba quais as avarias mais comuns dos carros e o que fazer para evitar

Quais as melhores dicas para evitar que o seu carro avarie?

Inverno! Saiba quais as avarias mais comuns e o que fazer para evitar

Inverno! Saiba quais as avarias mais comuns dos carros e o que fazer para evitar problemas com a sua viatura neste período do ano.

Como em tudo na vida, o estado de alerta permanente e uma prevenção adequada fazem toda a diferença. O Inverno é sem dúvida alguma a estação do ano que mais exige de si e do seu automóvel e a sua atenção é o factor mais importante, este potência a longevidade do seu automóvel.

O artigo de hoje vem-lhe trazer algumas dicas, para que não venha a ter surpresas muito desagradáveis.

Qual a importância da bateria?

Vamos começar por falar na bateria. É no inverno que a bateria do seu carro deve ser objecto de uma medição para apurar o seu estado. Isto porque, as temperaturas baixas próprias do inverno vão exigir muito dela, durante os processos de pré-aquecimento do motor, dos componentes electrónicos do automóvel, das luzes que estão mais horas ligadas, do aquecimento, do ar condicionado, entre muitas outras coisas que exigem da bateria. Depois, o frio reduz a capacidade da bateria do seu veículo, principalmente se este já tiver alguns anos. Como é do conhecimento geral, o prazo de vida útil de uma bateria é em média 4 anos.

Assim sendo, deve o condutor efectuar uma verificação dos níveis do electrólito da bateria, mas se a sua bateria for daquelas que não têm manutenção, não outra solução se não a sua substituição.

Qual a importância do óleo do motor?

Igualmente importante é o Óleo do motor, pois o seu papel é o de lubrificar as diferentes componentes mecânicas do motor. Qual é a relação do frio com o óleo? No inverno, o frio aumenta a viscosidade do óleo e isto pode limitar a sua capacidade de lubrificação. Assim, deve escolher um óleo com características adequadas ao seu veículo.

Ainda relacionado com o motor temos o refrigerante do motor. Pode por vezes parecer não ser importante, mas é. Este, desempenha um papel fundamental para um funcionamento correcto do motor, na medida em que permite a transferência de calor do motor para o circuito de arrefecimento.

Para além de substituir o refrigerante alguma regularidade, é igualmente importante utilizar um refrigerante com anticongelante, pois face a temperaturas muito baixas o motor poderá congelar e ficar danificado.

Outro aspecto está directamente ligado ao líquido do esguicho limpo pára-brisas, pois na maior parte das vezes os condutores colocam água e líquido de limpa vidros. No verão, é pacífico, mas, no inverno, a solução à base de água e liquido para os vidros pode gerar uma despesa extra para si. Isto porque, se a solução não tiver uma percentagem de anticongelante, esta poderá congelar e danificar a bomba eléctrica do esguicho. Assim, recomenda-se o uso de um produto com características de anticongelante.

Atenção aos pneumáticos!

Os pneus são sempre um factor de grande responsabilidade. Lembre-se que é neles que deposita a sua segurança. Embora existam pneus com piso para inverno, que aumentam consideravelmente a aderência em piso molhado. No entanto, na presença de neve, deve ter presente as correntes de neve, podem vir a ser necessárias. Os pneus de inverno têm um piso desenhado para o efeito. Este desenho serve para remover a maior quantidade de água existente na estrada nos dias de chuva.

Sistema eléctrico

Como é do conhecimento geral, no inverno os dias escurecem mais depressa. Assim, os condutores recorrem mais ao uso do sistema de iluminação do automóvel e por essa razão as avarias neste órgão aumentam no inverno. Assim, é recomendado uma vistoria permanente ao seu sistema de iluminação.

Muito importante, a vistoria ao sistema de iluminação deverá ser efectuado com o carro parado e em movimento. Por exemplo dentro da sua garagem ou numa rua de pouco tráfego, para permitir que alguém o possa ajudar nessa verificação.

A visibilidade num automóvel é essencial para a segurança de todos os que andam na estrada. Por essa razão assegure-se de que o sistema de desembaciamento está a funcionar correctamente. No entanto, é importante fazer o seguinte:

Se num dia muito frio verificar que os vidros do veículo estão gelados, não ligue o sistema de desembaciamento do óculo traseiro. Pois a diferença de temperaturas pode partir o vidro. Opte por efectuar um descongelamento com um balde de água ou um pano limpo para o descongelar primeiro.

Verifique também as velas de incandescência do seu veículo. São os motores Diesel que vêm equipados com velas de incandescência. Estas é que permitirem a ignição do motor.

As temperaturas frias do inverno obrigam a um esforço suplementar das mesmas. É este esforço que as faz queimar com alguma frequência. Ao verificar que o seu automóvel Diesel está a pegar mal pela manha, vá a uma oficina e peça para trocar as velas.