Inovação! Superdesportivo BMW i8 quer usar smartphone como chave. Equipado com um motor híbrido e utiliza um smartphone como chave, estamos a falar do BMW i8.
Já não é novidade para ninguém que o construtor alemão está apostar forte nos carros eléctricos. Também não é novidade que BMW pensa sempre em inovação e i8 é um exemplo disso mesmo.
Muito inovador, recheado de tecnologia e apesar de toda a tecnologia que este i8 oferece, a marca germânica decidiu ir um pouco mais longe. Simplesmente decidiu utilizar um Smartphone como chave. Ou seja, em vez da tradicional chave de ignição, vai utilizar um smartphone.
O BMW i8 vem equipado com um motor híbrido com tecnologia «Plug-in» de ligar à tomada. A sua carroçaria utiliza materiais leves e em termos de Design utiliza formas bem futurista.
Nova Chave de Ignição do i8
Este é o segundo modelo da família «i» da BMW e trata-se de um superdesportivo híbrido, onde são muitas as inovações que vão chamar atenção do consumidor. Mas, certamente a que mais vai chamar a sua atenção é a chave. Esta, com ecrã de alta resolução capaz de mostrar informação útil como a autonomia, o nível de carga das baterias ou o tempo necessário para efectuar o carregamento. Ainda oferece outras opções de personalização que permitem atribuir funções a cada um dos botões na própria chave e no automóvel.
O que se pode adiantar acerca do assunto, ainda é pouco, tendo em conta que os detalhes disponíveis são escassos. Mas, ao que tudo indica a chave é carregada enquanto o carro está ligado e a tecnologia Bluetooth vai permitir a ligação entre carro e esta «smartkey».
Foto Galeria BMW i8
Tendo em conta os elevados padrões de segurança que preocupam a BMW, todo o sistema tem que ser verificados e consolidado. Nomeadamente as vulnerabilidades que este tipo de sistemas estão sujeitos face a ataques informáticos. Só lá para meados de Janeiro é que vamos ter mais informações, durante o Salão de Detroit.
Motor do BMW i8
O BMW i8 vem com motor 1.5 TwinPower turbo com três cilindros, que debitam 231 cv de potência e 320 Nm de binário máximo, sendo que o motor eléctrico está localizado no eixo dianteiro e debita 131cv e 250 Nm. Contudo, se os dois motores operarem ao mesmo tempo, oferecem uma potência máxima de 361 cv e 570 Nm, para além da tracção integral.
Autonomia
Relativamente à autonomia, o i8, em modo completamente eléctrico e a 120 km/h de velocidade consegue percorrer 35 km. No entanto, em modo híbrido a autonomia alcança os 500 km desde que utilize o modo Confort. Para efectuar um carregamento total das suas baterias de iões de lítio, precisa de hora e meia num carregador rápido de 220V ou três e meia numa tomada de 110V.
Velocidade máxima
O BMW i8, pode atingir uma velocidade máxima de 250 Km/h com a lotação máxima de 4 pessoas e precisa de 4.4 segundos para fazer dos 0 aos 100 km/h.
Preço?
Para o mercado nacional o preço ainda não foi divulgado. No entanto, para o mercado alemão, o BMW i8 irá custar aproximadamente 175 mil euros. Isto posto, entendemos que no mercado nacional deverá custar algo perto dos 200 mil euros.