Inovação! Superdesportivo BMW i8 quer usar smartphone como chave

Smartphone New key sistem BMW i8 2014 front car View

Já não é novidade para ninguém que a BMW está apostar forte nos carros eléctrico. Também não é novidade que a BMW, pensa sempre em inovação e i8 é um exemplo disso mesmo. Muito inovador e recheado de tecnologia. Mas, apesar de toda a tecnologia que este i8 oferece, a marca germânica decidiu ir um pouco mais longe e decidiu utilizar um Smartphone como chave, ou seja, em vez da tradicional chave, vai utilizar um smartphone.

O BMW i8 vem equipado com um motor híbrido com tecnologia «Plug-in» de ligar à tomada, a sua carroçaria utiliza materiais leves, em termos de Design utiliza formas bem futuristas e utiliza um smartphone como chave.

Este é o segundo modelo da família «i» da BMW e trata-se de um superdesportivo híbrido, onde são muitas as inovações que vão chamar atenção do consumidor, mas certamente que a que mais vai chamar a sua atenção é a chave. Esta, com ecrã de alta resolução capaz de mostrar informação útil como a autonomia, o nível de carga das baterias ou o tempo necessário para efectuar o carregamento, bem como, opções de personalização que permitem atribuir funções a cada um dos botões, não só da própria chave, bem como do automóvel.

O que se pode adiantar acerca do assunto, ainda é pouco, tendo em conta que os detalhes disponíveis são escassos, mas parece que a chave seja carregada enquanto o carro está ligado e a tecnologia Bluetooth irá permitir a ligação entre carro e esta «smartkey».

Tendo em conta os elevados padrões de segurança que têm de ser verificados, nomeadamente a vulnerabilidade que este tipo de sistema tem face a ataques informáticos e o facto de a data de lançamento do BMW i8 estar marcada para o próximo verão, é possível que a chave do i8 seja mesmo assim. Só lá para meados de Janeiro é que vamos ter mais informações, durante o Salão de Detroit.

Este BMW i8 vem com motor 1.5 TwinPower turbo com três cilindros, a debitar 231 cv de potência e 320 Nm de binário máximo, sendo que o motor eléctrico está localizado no eixo dianteiro e debita 131cv e 250 Nm. Contudo, se os dois motores operarem ao mesmo tempo, oferecem uma potência máxima de 361 cv e 570 Nm, para além da tracção integral.

Quanto à economia, em modo completamente eléctrico e a 120 km/h de velocidade o i8 faz 35 km. No entanto, em modo híbrido a autonomia alcança os 500 km desde que utilize o modo Confort.

Para efectuar um carregamento total das suas baterias de iões de lítio, precisa de hora e meia num carregador rápido de 220V ou três e meia numa tomada de 110V.

O BMW i8, pode atingir uma velocidade máxima de 250 Km/h com a lotação máxima de 4 pessoas e precisa de 4.4 segundos para fazer dos 0 aos 100 km/h.

Preço?

Para o mercado nacional o preço ainda não foi divulgado. No entanto, para o mercado alemão, o BMW i8 irá custar aproximadamente 175 mil euros. Isto posto, entendemos que no mercado nacional deverá custar algo perto dos 200 mil euros.

Booking.com