Menu
in

Fumo preto de escape? Sabe o que significa e as consequências?

Tudo sobre fumo preto de escape, está neste artigo.

Fumo preto de escape? Sabe o que significa e as consequências? Imagine aquelas vezes em vai a conduzir, e o carro á sua frente lança um fumo negro pelo escape, que nos tapa completamente a visão. É uma situação bastante comum e é rara a semana em que não nos cruzamos com um veículo que se encontra nestas condições. A questão que se coloca é, sabe o que significa esse fumo negro e quais as consequências para si e para o veículo?

Pois fique a saber que, se é o caso do seu carro, está a perder dinheiro. O fumo negro, por norma, representa um excesso de combustível a ser queimado pelo motor do seu carro. Isto é, está a gastar mais combustível do que deveria! Para além disso, faz a carbonização das velas, que por sua vez prejudica a sua ignição e prejudica também o desempenho do veículo.

A situação anterior, é a mais comum, mas este tipo de problema, poderá estar também relacionado com a sobrecarga/sobretaxa de compressão do motor ou até mesmo, de um desequilíbrio na relação à mistura, ar/combustível. Problemas na injecção do veículo, é também responsável pela emissão elevada de fumo preto. Seja qual for a causa, o importante é levar o seu carro a uma oficina para resolver o problema.

Para além deste problema mecânico saiba que se habilita a levar uma multa por estar a poluir o meio ambiente, e avisamos que as coimas não são pequenas. O fumo negro, para além de ser prejudicial à saúde de que todos nós respiramos,  extrapola as quotas de poluição estabelecidas pela União Europeia para o país.

Neste sentido, artigo  79.º do Código da Estrada prevê que quando há emissão “fumos ou gases em quantia superior à fixada em regulamento”, o condutor poderá ser autuado com uma coima que vai dos 120 aos 600 euros.

Se o seu veículo está nesta situação resolva o problema o mais rápido possível, pelo ambiente, pela sua carteira e pela carteira do nosso país!

Siga-nos no Facebook e fique a par de todas as novidades. Faça gosto e partilhe os nossos artigos. Obrigado ツ

Leave a Reply

Exit mobile version