in

Se fizeres isto ao volante, corres risco de vida

Se fizeres isto ao volante, corres risco de vida. Hoje vamos falar nas atitudes mais perigosas que pode ter ao volante e são dez. É certo que sempre nos foi dito que enquanto conduzimos temos que manter os olhos na estrada. Verdade, mas com o passar dos anos ao volante, o condutor torna-se mais experiente e começa a sentir-se mais confortável. Muitas vezes, essa forma relaxada leva a atitude menos seguras, quer para o condutor, quer para todos aqueles que se cruzam com ele na estrada.

Muitas vezes esquecemos-nos que o volante é uma “arma perigosa”  e infelizmente, muitas vezes letal. Assim, a equipa do Automóveis Online, pretende com este artigo, chamar a atenção para 10 hábitos pouco seguros que são adoptados, muitas vezes de forma inocente, pelos nossos condutores.

1. Comer e beber enquanto conduz
Comer e beber enquanto conduz poderá ser mais perigoso do que pensa. Imagine a situação de derramar sobre si uma bebida quente, a sua reação física será imprevisível.

2. Maquilhar-se

Aplicar maquilhagem, para quem a utiliza, sabe que é necessária uma certa concentração, como consequência irá tirar os olhos da estrada. Lembre-se que um segundo sem olhar para a estrada é o suficiente para causar um acidente!

3. Viajar com animais de estimação soltos no veículo

Por mais que adore os seus animais de estimação, deve transportá-los de forma adequada para sua segurança e deles também. Viajar com os animais soltos no veículo leva a distrações que podem ser fatais.

4. Prestar atenção às crianças

Estudos recentes revelam que as crianças são maior causa de distração ao volante do que o uso do telemóvel. Se transporta crianças, aconselhamos a que crie regras antes de iniciar a condução de forma a evitar distrações.

5. Conduzir com sono

O sono é uma das grandes causas de acidentes. Se se sente cansado ou sonolento durante uma viagem não hesite em parar num local seguro e descansar.

6. Utilizar o telemóvel ou outro dispositivo do género

Na vida actual o telemóvel, os tablets e outros dispositivos móveis são fundamentais. Relaxe, não precisa de partilhar tudo nas redes sociais, nem atender todas as chamadas ou responder a mensagens enquanto conduz. O mundo não irá parar se ficar “desligado” enquanto conduz!

7. Não utilizar cinto de segurança

A falta de cinto de segurança é um dos grandes responsáveis por incapacidade e morte ao volante. Saiba que se num impacto a 48km/h for projectado equivale a cair de uma altura de 3 andares. Lembre-se que mesmo numa curta distância o cinto de segurança poderá fazer toda a diferença.

8. Tentar chegar a um objecto
Quem nunca deixou cair no chão do veículo um objecto enquanto conduzia? Ou chegar a algo que leva no banco de trás? Lembre-se que tirar os olhos da estrada já é perigoso o suficiente… agora junte-lhe o tirar as mãos do volante. Não arrisque, e se for algum objecto importante, encontre um local segure e faça uma paragem rápida.

9. Conduzir com auscultadores

Conduzir com auscultadores, para além de ser motivo para multa, não permite que o condutor esteja alerta para o que se passa à sua volta incapacitando uma condução segura.

10. Ler
Ler ao volante é, talvez, uma das coisas mais perigosas que pode fazer a conduzir. Para além de ter uma mão no volante e outra no livro, jornal ou revista, estará distraído e a visualização da estrada ficará em segundo plano. Se quer ler faça-o num local calmo e sem necessidade de colocar a sua vida e a dos outros em perigo.

 

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

five − four =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Loading…

Postos de abastecimento falsificam medição de combustíveis

Novas regras da carta de condução não amnistiam condutores cadastrados