in

F-Pace o SUV da Jaguar cresceu

Jaguar F-Pace com novas dimensões é a oferta mais competitiva no segmento SUV luxo

F-Pace o SUV da Jaguar cresceu e reforça a sua ambição, uma vez que a marca britânica acredita que este F-Pace possa vir a aumentar as vendas na casa dos 90% e o mais importante, conquistar clientes que nunca compraram um automóvel da marca Jaguar.

Com a visão estratégica de um felino, a Jaguar quer com o seu primeiro SUV, o F-Pace, entrar no segmento dos SUV. Note-se que este é um segmento que tem vindo a crescer muito e é actualmente para os construtores de automóveis, “uma galinha dos ovos de ouro”.

Neste segmento, o Jaguar F-Pace tem adversários de peso, tais como, Porsche Macan, BMW X4 e Audi Q5.

Mas, para medir forças com estes competidores, o F-Pace tem argumentos capazes de seduzir qualquer tipo de cliente.

As linhas do F-Pace são impressionantes, apresenta-se com um estilo agressivo, claramente a beber inspiração do superdesportivo F-Type. Apesar dos seus 4,73 metros de comprimento, 1,94 metros de largura e 1,65 metros de altura, medidas que o aproximam do o Audi Q5 e do BMW X3. Mas, por tudo o que a marca do Jaguar representa, suspeitamos que o seu principal concorrente seja o Porsche Macan.

Se juntarmos o preço, que é mais baixo que o Macan, o nível de equipamento de série extremamente completo, mesmo nas versões base, o espaço disponível, podemos dizer que o Jaguar F-Pace, tem tudo para dominar este segmento.

O que é que encontramos a bordo do Jaguar F-Pace?

No interior, o Jaguar F-Pace vem equipado com diversas peças que são partilhadas com os modelos mais pequenos e também com modelos que são produzidos pela Land Rover. A exemplo disso, é o selector giratório das mudanças, que salta da consola quando o condutor liga o carro.

Os acabamentos são soberbos e os materiais são de qualidade extrema. As peças são bem encaixadas e os componentes de plástico têm muito boa qualidade e que por vezes se confundem com materiais mais flexíveis. A sensação de espaço e luminosidade é potenciada pelo seu generoso tecto de abrir.

No interior ainda podemos encontrar opções como os bancos com ajustes eléctricos e climatização independente para todos os ocupantes. O Jaguar F-Pace tem 2,87 metros entre-eixos, que são suficientes para garantir espaço e conforto a todos os ocupantes. Acusticamente, o revestimento que a Jaguar utilizou no F-Pace é de nível elevadíssimo, o que por si só é suficiente para isolar os ruídos de rodagem e os derivados do atrito ao vento.

Desenhado a pensar nas famílias, o F-Pace, oferece uma bagageira generosa com uma capacidade de 650 litros de volume, que podem chegar aos 1.750 litros com o rebatimento dos bancos.

Na tecnologia, o Jaguar F-Pace, conta com um ecrã de 12,3 polegadas que substitui o tradicional quadro de instrumentos e facilita a vida do condutor.

O tradicional painel de instrumentos, podem ser substituídos por quatro opções, que lhe vão conferir um visual ainda mais moderno. Melhor ainda é a opção de preencher quase todo este ecrã com imagens do GPS, facilitando o acompanhamento da rota traçada. Além disso as outras informações continuam a ser projectadas pelo ‘head-up display’ no pára-brisas.

O sistema multimédia, InControl Touch Pro, vem com um ecrã de 10,2 polegadas, onde se pode aceder às principais novidades tecnológicas.

O Jaguar -Pace, neste particular oferece ecrãs maiores, mas, quanto ao formato, fica tudo na mesma, ou seja, não houve inovação, tal como acontece com o seu concorrente sueco, o Volvo XC90 que colocou o seu ‘tablet’ na posição vertical.

Mas, há que salientar o que de bom tem este sistema, uma vez que este conta com um processador ‘quad core’ e 60 GB de memória, ou seja, um sistema rápido.

Quais os motores que vão equipar o Jaguar F-Pace?

São três as motorizações que vão estar à disposição no Jaguar F-Pace, duas a gasolina e uma diesel. Nos motores a gasolina, temos um bloco 3.0 V6, um a debitar 340 cv de potência e outro com 380 cv de potência máxima.

Apesar de os blocos V6 estarem no “ADN” da Jaguar, em Portugal é o bloco 2.0 diesel de quatro cilindros e 180cv  de potência máxima, que tem mais presença.

Quanto a performances, este bloco tem a capacidade de chegar aos 208 km/h de velocidade máxima e precisa apenas de 8,7 segundos para percorrer dos 0 a 100 km/h.

Nas versões 4×4 é utilizado o sistema AWD que é comum aos modelos XE e XF AWD. A tracção das rodas traseiras é privilegiada pelo sistema de distribuição da tracção pelos eixos, que só passa para as dianteiras em casos de perda de tracção.

O Adaptative Terrain Response, que também é utilizado no Land Rover, permite adaptar o sistema às condições do piso e o All Surface Progress Control associa o controlo de tracção e o ‘cruise control’ para permitir que os menos experientes consigam progredir em condições adversas fora de estrada.

Preço

A começar nos 52.316 mil euros para uma versão de tracção traseira.

Uma vantagem adicional é o facto de o Jaguar F-Pace passar nas portagens com classe 1, desde que tenha Via Verde.

Outras especificações técnicas do Jaguar F-Pace – Modelo 20d 180 CV AWD Auto Prestige

Motor: 2.0 D

Cilindrada: 1.999 cc

Potência máxima: 180 cv/4 000 rpm

Binário máximo: 430 Nm/1 750-2 500 rpm

Velocidade máxima: 208 Km/h

Aceleração 0 a 100 km/h: 8,9 s

Consumo médio: 4,9 l/100 km

Emissões de CO2: 139 g/Km

Vídeos Jaguar F-Pace

Jaguar F-Pace Activity Key
Jaguar F-Pace Inteligência
Jaguar F-Pace Acessórios

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

17 + five =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Loading…

Recall Porsche. Avaria no pedal de travão

Escândalo Volkswagen. Falha de segurança afecta 100 milhões de carros