in

F-Pace o SUV da Jaguar cresceu

Jaguar F-Pace com novas dimensões é a oferta mais competitiva no segmento SUV luxo

F-Pace o SUV da Jaguar cresceu e reforça a sua ambição, uma vez que a marca britânica acredita que este F-Pace possa vir a aumentar as vendas na casa dos 90% e o mais importante, conquistar clientes que nunca compraram um automóvel da marca Jaguar.

Com a visão estratégica de um felino, a Jaguar quer com o seu primeiro SUV, o F-Pace, entrar no segmento dos SUV. Note-se que este é um segmento que tem vindo a crescer muito e é actualmente para os construtores de automóveis, “uma galinha dos ovos de ouro”.

Neste segmento, o Jaguar F-Pace tem adversários de peso, tais como, Porsche Macan, BMW X4 e Audi Q5.

Mas, para medir forças com estes competidores, o F-Pace tem argumentos capazes de seduzir qualquer tipo de cliente.

As linhas do F-Pace são impressionantes, apresenta-se com um estilo agressivo, claramente a beber inspiração do superdesportivo F-Type. Apesar dos seus 4,73 metros de comprimento, 1,94 metros de largura e 1,65 metros de altura, medidas que o aproximam do o Audi Q5 e do BMW X3. Mas, por tudo o que a marca do Jaguar representa, suspeitamos que o seu principal concorrente seja o Porsche Macan.

Se juntarmos o preço, que é mais baixo que o Macan, o nível de equipamento de série extremamente completo, mesmo nas versões base, o espaço disponível, podemos dizer que o Jaguar F-Pace, tem tudo para dominar este segmento.

O que é que encontramos a bordo do Jaguar F-Pace?

No interior, o Jaguar F-Pace vem equipado com diversas peças que são partilhadas com os modelos mais pequenos e também com modelos que são produzidos pela Land Rover. A exemplo disso, é o selector giratório das mudanças, que salta da consola quando o condutor liga o carro.

Os acabamentos são soberbos e os materiais são de qualidade extrema. As peças são bem encaixadas e os componentes de plástico têm muito boa qualidade e que por vezes se confundem com materiais mais flexíveis. A sensação de espaço e luminosidade é potenciada pelo seu generoso tecto de abrir.

No interior ainda podemos encontrar opções como os bancos com ajustes eléctricos e climatização independente para todos os ocupantes. O Jaguar F-Pace tem 2,87 metros entre-eixos, que são suficientes para garantir espaço e conforto a todos os ocupantes. Acusticamente, o revestimento que a Jaguar utilizou no F-Pace é de nível elevadíssimo, o que por si só é suficiente para isolar os ruídos de rodagem e os derivados do atrito ao vento.

Desenhado a pensar nas famílias, o F-Pace, oferece uma bagageira generosa com uma capacidade de 650 litros de volume, que podem chegar aos 1.750 litros com o rebatimento dos bancos.

Na tecnologia, o Jaguar F-Pace, conta com um ecrã de 12,3 polegadas que substitui o tradicional quadro de instrumentos e facilita a vida do condutor.

O tradicional painel de instrumentos, podem ser substituídos por quatro opções, que lhe vão conferir um visual ainda mais moderno. Melhor ainda é a opção de preencher quase todo este ecrã com imagens do GPS, facilitando o acompanhamento da rota traçada. Além disso as outras informações continuam a ser projectadas pelo ‘head-up display’ no pára-brisas.

O sistema multimédia, InControl Touch Pro, vem com um ecrã de 10,2 polegadas, onde se pode aceder às principais novidades tecnológicas.

O Jaguar -Pace, neste particular oferece ecrãs maiores, mas, quanto ao formato, fica tudo na mesma, ou seja, não houve inovação, tal como acontece com o seu concorrente sueco, o Volvo XC90 que colocou o seu ‘tablet’ na posição vertical.

Mas, há que salientar o que de bom tem este sistema, uma vez que este conta com um processador ‘quad core’ e 60 GB de memória, ou seja, um sistema rápido.

Quais os motores que vão equipar o Jaguar F-Pace?

São três as motorizações que vão estar à disposição no Jaguar F-Pace, duas a gasolina e uma diesel. Nos motores a gasolina, temos um bloco 3.0 V6, um a debitar 340 cv de potência e outro com 380 cv de potência máxima.

Apesar de os blocos V6 estarem no “ADN” da Jaguar, em Portugal é o bloco 2.0 diesel de quatro cilindros e 180cv  de potência máxima, que tem mais presença.

Quanto a performances, este bloco tem a capacidade de chegar aos 208 km/h de velocidade máxima e precisa apenas de 8,7 segundos para percorrer dos 0 a 100 km/h.

Nas versões 4×4 é utilizado o sistema AWD que é comum aos modelos XE e XF AWD. A tracção das rodas traseiras é privilegiada pelo sistema de distribuição da tracção pelos eixos, que só passa para as dianteiras em casos de perda de tracção.

O Adaptative Terrain Response, que também é utilizado no Land Rover, permite adaptar o sistema às condições do piso e o All Surface Progress Control associa o controlo de tracção e o ‘cruise control’ para permitir que os menos experientes consigam progredir em condições adversas fora de estrada.

Preço

A começar nos 52.316 mil euros para uma versão de tracção traseira.

Uma vantagem adicional é o facto de o Jaguar F-Pace passar nas portagens com classe 1, desde que tenha Via Verde.

Outras especificações técnicas do Jaguar F-Pace – Modelo 20d 180 CV AWD Auto Prestige

Motor: 2.0 D

Cilindrada: 1.999 cc

Potência máxima: 180 cv/4 000 rpm

Binário máximo: 430 Nm/1 750-2 500 rpm

Velocidade máxima: 208 Km/h

Aceleração 0 a 100 km/h: 8,9 s

Consumo médio: 4,9 l/100 km

Emissões de CO2: 139 g/Km

Vídeos Jaguar F-Pace

Jaguar F-Pace Activity Key
Jaguar F-Pace Inteligência
Jaguar F-Pace Acessórios

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

eighteen − fourteen =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

Recall Porsche. Avaria no pedal de travão

Escândalo Volkswagen. Falha de segurança afecta 100 milhões de carros