Espanhóis comprometem projecto Google. Carro sem condutor!

Espanhóis comprometem projecto Google. Carro sem condutor!

Há algumas semanas atrás, publicamos um artigo que falava do projecto que a Google tem vindo a desenvolver no sentido de criar um sistema que permita a deslocação de veículos sem a interacção do ser humano, isto é, sem recurso a condutores. Pois é, mas a Google que se cuide, pois os nossos vizinhos espanhóis também estão a investir em desenvolvimento e investigação nesta mesma área.

O projecto basicamente é mais ou menos a mesma coisa, embora com uma pequena diferença, este não é Americano, é Espanhol!

Há mais de quinze anos que, o Conselho Superior de Investigações Científicas ( CSIC), em parceria com a Universidade Politécnica de Madrid, está a desenvolver um sistema semelhante ao que a Google está a fazer, isto é, um sistema de condução autónoma sem recurso a um condutor humano.

Os investigadores espanhóis, em vez de usarem um Toyota Prius, optaram por aplicar este inovador sistema num Citroën C3, a que lhe deram o nome de Platero.

Dado o nacionalismo que é muito característico dos espanhóis, o que mais surpreende é o facto de estes não aproveitarem qualquer um dos modelos da Seat para este fins. Contudo,  o que importa referir é que o Platero já percorreu cerca de 100 km sem qualquer tipo de intervenção humana.

É igualmente importante referir que este Platero já realizou testes a alta velocidade onde foram antingidos uns impressionantes 109 km/h.

“O Platero é o futuro da condução automóvel, em que um veículo é capaz de viajar de forma independente para atender às necessidades humanas”, disse Teresa de Pedro, responsável máxima por este projecto.

Booking.com