in

Dicas para tirar o melhor partido das luzes do seu automóvel

Sabia que o uso indevido das luzes de nevoeiro traseiras pode causar acidentes de viação?

Dicas para tirar o melhor partido das luzes do seu automóvel

Dicas para tirar o melhor partido das luzes do seu automóvel. Sabia que o uso indevido das luzes de nevoeiro traseiras pode causar acidentes de viação?

No artigo de hoje, com a ajuda da Seat vamos-lhe dar as melhores dicas para tirar o melhor partido das luzes do seu automóvel.

Em primeiro lugar é fundamental que entenda a importância da iluminação de um veículo, mesmo de dia. Uma boa iluminação é fundamental para a condução noturna, momento do dia em que ocorrem 30% dos acidentes na Europa.

Sabia que a integração dos LED e dos assistentes como as luzes máximas automáticas proporcionam uma condução mais cómoda e segura? E, sabia que o uso indevido das luzes de nevoeiro traseiras pode causar encadeamento podendo causar acidentes de viação? Este tipo de luzes só devem ser usadas em condições extremas de chuva ou nevoeiro

Com a mudança de hora, muitos condutores passam a percorrer o trajeto diário de volta a casa já depois do por do sol. Embora seja o período com menor densidade de tráfego, é durante a noite que ocorrem 30% dos acidentes na Europa. Em situações de pouca visibilidade, é importante saber utilizar a iluminação do nosso automóvel.

Maite París, responsável de Faróis da SEAT explica como usar as luzes de forma eficaz:

Sem medo de utilizar os máximos:

A sua utilização está limitada a vias fora das localidades com pouca visibilidade, porém muitos condutores não utilizam estas luzes com receio de encadear o outro veículo. Por esta razão, é tão útil o assistente de luzes de máximos, explica Maite París. Este sistema deteta a presença de veículos nos dois sentidos e passa de máximos para médios automaticamente de acordo com as circunstâncias, ganhando em comodidade e segurança.

6 meses na escuridão:

Assim vive a população norueguesa de Rukan, o lugar do mundo com menos claridade. Em zonas como esta, as luzes de médios são obrigatórias 24 horas por dia. Em contraste, nos países como Espanha, o uso de médios limita-se à noite ou durante o dia em situações de pouca visibilidade. Por exemplo, dentro de um túnel ou em caso de chuva intensa. Também devem ser utilizados se circulamos numa faixa de rodagem reversível. Nestas situações, a opção ‘Auto’ contribui para uma condução mais confortável, uma vez que ativa as luzes de médios automaticamente, garante esta engenheira.

LED são mais rápidos e seguros:

Com a integração desta fonte de luz não só poupamos no consumo e ganhamos em conforto, como também melhoramos a segurança”, conclui Maite París. Este tipo de iluminação aproxima-se mais da luz do dia do que a luz emitida por uma lâmpada de halogénio. Também responde 150 milissegundos mais rapidamente do que uma lâmpada de incandescência. Isto significa que, circulando a 120 km/h, os LED de um farolim de travagem acendem-se 5 metros antes. Além disso, estão pensados para durar toda a vida do veículo, sem que seja necessário mudá-las.

Luzes de nevoeiro, quando devem ser ligadas?

Um erro comum é o de ativar as luzes de nevoeiro traseiras quando chove ligeiramente. No entanto, apenas devem ser acesas em situações de pouca visibilidade, com precipitação ou nevoeiro de elevada intensidade, sublinha esta especialista. O seu uso indevido pode provocar o encadeamento de outros condutores. Em caso de dispor de luzes de nevoeiro dianteiras, podem ser ativadas em casos de pouca visibilidade, como seja a chuva intensa ou muito intensa, nevoeiro ou nuvens de poeira ou fumo. E também em estradas estreitas e com muitas curvas.

A mais discreta de todas:

Ainda que a luz de cortesia não seja proibida, é recomendável não a deixar acesa muito tempo para não desviar a atenção da estrada, explica Maite París. É como quando vamos ao cinema, compara a engenheira: Para estarmos concentrados no filme, necessitamos da máxima escuridão à nossa volta.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

one × 1 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Loading…

Passadeiras 3D fazem condutores abrandar

Passadeiras 3D fazem condutores abrandar

Opel Crossland X com novo motor 1.5 Turbo D

Opel Crossland X com novo motor 1.5 Turbo D