Custo por quilómetro, como se calcula?

Teve um sinistro automóvel e não lhe deram viatura de substituição?

Custo por quilómetro, como se calcula?

Custo por quilómetro, como se calcula? Teve um sinistro automóvel e não lhe deram viatura de substituição?

São muitas as situações em que pode haver a necessidade de se calcular o custo por quilómetro e a que decorre de um sinistro automóvel é uma delas. Deixamos-lhe um simulador no fim deste artigo para poder calcular o custo por quilómetro.

Quando um condutor tem um sinistro automóvel e é parte lesada, tem direito a uma viatura de substituição. Esse direito inicia no dia imediatamente seguinte ao dia em que ocorreu o sinistro. No entanto, as companhias de seguros fazem o que podem e não podem para que a atribuição dessa viatura de substituição ocorra só quando a viatura vai ser reparada, ignorando assim os dias que decorrem entre o dia seguinte ao do sinistro e o da ordem de reparação. Esta condição não é correcta, até porque se a viatura sinistrada ficar impedida de circular em consequência dos danos sofridos, o condutor fica privado da sua viatura durante esses dias.

Aqui é importante que o leitor perceba que a companhia tem de assegurar o pagamento de uma viatura de substituição e não ceder uma viatura de substituição. Pois a grande maioria dos condutores acha que a companhia de seguros é obrigada a dar uma viatura de substituição e isso é errado.

Como conseguir a viatura de substituição?

Para o sinistrado, com razão no sinistro, obter uma viatura de substituição desde o dia imediatamente seguinte ao dia do sinistro até ao dia em que lhe vão entregar a sua viatura reparada, deve ir a um rent-a-car e alugar uma viatura. Depois, deve enviar a cópia do contrato de aluguer para a companhia de seguros que é responsável pelo pagamento da reparação, ou seja, pagamento da indemnização.

O simulador que aqui deixamos permite-lhe apurar o custo por quilómetro percorrido. Ou seja, quanto é que poderia imputar à companhia de seguros pelos dias que ficou privado de uma viatura de substituição. Para o poder fazer tem de solicitar à companhia de seguros, por escrito, uma viatura de substituição. Caso esta o recuse, você poderá optar pela solução acima ou usa o simulador para custear os quilómetros que você vai fazer numa viatura emprestada, por exemplo.

Valor das ajudas de custo em 2020

O artigo 4.º da Portaria n.º 1553-D/2008 apenas define os montantes de ajudas de custo para o setor público. Posteriormente, o Decreto-Lei n.º 137/2010, introduziu alguns cortes no valor das ajudas de custo.

Estes valores servem de referência para o setor privado, apesar de as empresas não estarem obrigadas a pagar ajudas de custo.

Simulador Custo por quilómetro


Km

Valor do subsídio

Siga-nos no Facebook e fique a par de todas as novidades. Faça gosto e partilhe os nossos artigos. Obrigado. ツ