in

Cartão de Cidadão e carta de condução com renovação online

A tão desejada renovação automática da Carta de Condução e do Cartão de Cidadão chegou.

Cartão de Cidadão e carta de condução com renovação online

Cartão de Cidadão e carta de condução com renovação online. A tão desejada renovação automática da Carta de Condução e do Cartão de Cidadão chegou.

A renovação automática do Cartão de Cidadão e da Carta de Condução são duas das 119 medidas que o programa iSimplex vai colocar à disposição do Utente. É o principio do fim das gigantescas filas de utentes para renovar o Cartão do Cidadão.

A forma como o serviço de renovação do Cartão do Cidadão estava “organizado” era caótico. Agora, acreditamos que tudo vai ser muito mais simples e rápido.

No entanto, a renovação automática do Cartão do Cidadão e da Carta de Condução não vai ser para todos.

Quem é que vai poder renovar automaticamente o Cartão do Cidadão e Carta de Condução?

A medida só está disponível para Portugueses com mais de 25 anos e que não seja necessário a “recolha de dados biométricos”.

Neste caso, o processo de renovação automático é online e implica o pagamento de uma taxa via multibanco. A referência multibanco para o pagamento dessa taxa será enviada via SMS, juntamente com o aviso de caducidade.

ser

Esta medida tem um duplo objectivo. O primeiro é sem dúvida alguma é simplificar a vida das pessoas. O segundo objectivo é melhorar a eficiência na Administração Pública, permitindo que esta fique mais liberta para dar resposta aos outros cidadãos Portugueses e estrangeiros que procuram este serviço. A medida é boa, mas ainda há muito para fazer a este nível.

A renovação da Carta de Condução

A renovação automática da Carta de Condução é a outra medida que tem dado que falar.

O processo de renovação automático da Carta de Condução é em tudo semelhante ao do Cartão do Cidadão. Este processo de renovação é feito via Online. A Carta de Condução fica disponível “no dia em que for pedida”, após o pagamento de uma taxa adicional. Esta taxa será igualmente enviada via SMS juntamente com o aviso de caducidade.

As informações aqui prestadas estão em linha com o comunicado do Gabinete do Ministro da Presidência e da Modernização Administrativa.

Outras medidas

Entre as medidas que serão hoje apresentadas consta ainda o balcão único do imigrante, que visa simplificar e fundir os processo de concessão de vistos e de autorizações de residência, sendo criado um balcão único junto de consulados e dos respetivos parceiros, “visando que os cidadãos estrangeiros que pretendam entrar em território nacional para nele residir apenas tenham de contactar com uma entidade”.

De acordo com o ministério, “este regime simplificado será também usado para a concessão de autorizações de residência junto do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), quanto a cidadãos que já se encontrem em território nacional”.

A portabilidade bancária, que visa “desmaterializar o procedimento de mobilidade de serviços bancários a partir do banco de destino”, e o alargamento do IVA pré-preenchido de sujeitos passivos com situações fiscais mais simples são outras das iniciativas.

iSimplex 2019

O iSimplex 2019 prevê também fundir a declaração de remunerações (Segurança Social) e a declaração mensal de remunerações (Autoridade Tributária e Aduaneira), “recolhendo toda a informação a partir de uma declaração de remunerações única, mensal, apresentada junto da Segurança Social, que a transmitirá à Autoridade Tributária e Aduaneira”, numa medida que se denomina de DR Única.

O programa de simplificação administrativa prevê ainda apoio judiciário eletrónico, que visa desmaterializar o requerimento de pedido de apoio judiciário a pessoas singulares, “permitindo que o mesmo seja entregue por via eletrónica através da Segurança Social Direta com comunicação do respetivo estado aos sistemas de informação de suporte à tramitação nos tribunais”.

O iSimplex 2019 integra cinco eixos, três já conhecidos das anteriores edições: “interagir uma só vez”, “partilhar e reutilizar” e “digital por omissão”, e outros dois que se assumem como inovadores neste ano: “economia comportamental” e “tecnologias emergentes”.

Fonte: JN

Siga-nos no Facebook e fique a par de todas as novidades. Faça gosto e partilhe os nossos artigos. Obrigado!!!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

nineteen − 14 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Loading…

Lista de Radares para Julho

Lista de Radares para Julho

Pneu sem ar criado pela Michelin

Pneu sem ar criado pela Michelin