Menu
in

Carros Eléctricos. Rede Eléctrica Tipo Multibanco

Carros Eléctricos. Rede Eléctrica Tipo Multibanco.

Conhecido por “Projecto MOBI-E”, consiste numa rede de distribuição de energia verde, que irá permitir o carregamento de carros movidos a electricidade. Mas a principal inovação é a incorporação de um cartão de carregamento tipo multibanco.

O Projecto MOBI-E, conta com diversos apoios, entre eles temos: O Governo, vinte e cinco municípios, o consórcio, que junta a EFACEC, a Novabase e a Critical Software. Estes parceiros vão assim participar directamente na primeira fase da primeira rede nacional de abastecimento de carros eléctricos.

A Joint venture constituída pelas instituições já referenciadas, já têm um protótipo pronto a “passar à fase de produção, em condições de se poder posicionar rapidamente, não só no mercado nacional, mas sobretudo no internacional”, disse José Felizardo, do INTELI, entidade que coordena o projecto MOBI-E.

Este projecto “MOBI-E”, vai ser o primeiro a nível mundial a permitir que o possuidor de um carro eléctrico possa circular por todo o país, pois só o é possível dadas as dimensões de Portugal continental.

Como já referimos são vinte e cinco os municípios que aderiram à rede piloto MOBI-E, são eles: Vila real, Bragança, Castelo Branco, Évora, Faro, Torres Vedras, Aveiro, Viana do Castelo, Setúbal, Viseu Leiria, Coimbra, Guimarães, Almada, Braga, Cascais, Loures, Vila Nova de Gaia, Lisboa, Sintra, Santarém e Porto.

Assim e no decorrer do próximo ano, estarão instalados 320 postos de carregamento, muito longe do objectivo traçado, onde são previstos 1350 em 2011.

A amplitude da rede, tipo multibanco, permite a utilização do mesmo cartão em todo o país, carregamento de carros de várias marcas e fornecimento de energia por diferentes instituições

Leave a Reply

Exit mobile version