Carregamento de baterias de carros eléctricos em 5 minutos

Piëch promete elétrico que se carrega em cinco minutos!

Carregamento de baterias de carros eléctricos em 5 minutos. Piëch promete elétrico que se carrega em cinco minutos!

Para quem não sabe, a Piëch é uma jovem marca de carros eléctricos fundada pelo bisneto de Ferdinand Porsche. Atualmente a Piëch está a patentear uma tecnologia inovadora que permite o carregamento de baterias ultra-rápido. Consegue um carregamento até 80% em apenas cinco minutos.

Os problemas ambientais que o planeta vive nos dias de hoje fez soar todos os alarmes e fez com que os governantes de quase todos os países Europeus e alguns do resto do mundo começassem adoptar medidas para inverter esta horrível tendência.

Uma dessas medidas é o incentivo ao consumo de carros eléctricos, zero emissões, como alternativa aos carros equipados com motor a combustão.

Um dos entraves aos carros eléctricos

São alguns os entraves aos carros eléctricos. Mas vamos apenas falar naquele que é provavelmente o mais importante para os consumidores, a tempo de carregamento das baterias. Enquanto um carro equipado com motor a combustão demora apenas uns 5 a 10 minutos a encher, o eléctrico pode levar até duas horas para carregar as baterias. A par da autonomia, este é o maior entrave à aos carros eléctricos.

Mas como a tendência do mercado são os carros eléctricos a Piëch Automotive AG, marca fundada por Anton, bisneto de Ferdinand Porsche, sabe que quem conseguir garantir um tempo de carregamento de bateria reduzido é meio caminho andado para o sucesso.

Piëch Mark Zero

O Piëch Mark Zero apresenta-se com uma imagem clássica, linhas que se encontram por exemplo, no Aston Martin ou mesmo de um Porsche. No entanto, o design utilizado pela Piëch Mark rompe por completo com o design que é, habitualmente, utilizado pela maior parte dos seus concorrentes.

Por outro lado, o design utilizado explora com mais arrojo e maior flexibilidade que oferecem os sistemas elétricos em matéria de design. Mesmo com as baterias instaladas na base do veículo e os seus três motores posicionados nos eixos. No primeiro automóvel da Piëch adoptou-se um capot de dimensões generosas e traseira cortada, comum à maioria dos desportivos.

Vídeo Piëch Mark Zero

O Mark Zero apresenta-se no mercado com uma potência anunciada de cerca de 400 cv e bateria com capacidade para garantir autonomia a rondar os 500 quilómetros. No entanto, o construtor alemão vai-se diferenciar neste mercado pelo seu sistema de recarregamentos de última geração. O seu sistema de carregamento vai permitir cargas ultra-rápidas, recuperando até 80% em cerca de cinco minutos.

Parceria com o Grupo Desten

A Piëch está a desenvolver esta nova tecnologia em parceria com o Grupo Desten e com a chinesa Qingdao TGOOD Electric, empresa especializada na tecnologia de baterias de carga rápida. Esa está encarregada de desenhar o módulo capaz de oferecer os elevados níveis de potência anunciados pela marca, mantendo temperaturas aceitáveis, num automóvel que acelera de 0 a 100 km/h em pouco mais de 3 segundos.