in

Automóvel elétrico ou híbrido. Sabe como lavá-lo correctamente?

Será que os pode lavar com total segurança em máquinas, túneis ou centros de lavagem?

Automóvel elétrico ou híbrido. Sabe como lavá-lo correctamente?

Automóvel elétrico ou híbrido. Sabe como lavá-lo correctamente? Será que os pode lavar com total segurança em máquinas, túneis ou centros de lavagem?

Tem automóvel elétrico ou está a pensar em comprar um? Bom, se este é o seu carro, este artigo foi feito a pensar em si. Será que os carros eléctricos podem ser lavados com total segurança em máquinas, túneis ou centros de lavagem? Esta é uma das perguntas que já deve ter pensado.

A resposta é, sim. Este tipo de veículo pode ser lavados com total segurança em máquinas, túneis e centros de lavagem à pressão, pois não danificam o sistema elétrico nem as baterias.

Como lavar um automóvel elétrico ou híbrido? 

  • Não apresentam grandes diferenças ao nível da limpeza em comparação com os automóveis a diesel ou a gasolina, aconselhando-se que sejam respeitadas algumas recomendações para assegurar uma limpeza com a máxima qualidade e com todas as garantias.
  • No túnel de lavagem, o automóvel deverá estar ligado e em posição neutra, com bateria suficiente e os automatismos, como o limpa para-brisas, desativados.
  • Tal como os restantes automóveis, é conveniente recolher os retrovisores, retirar a antena e os elementos salientes, assegurando que as janelas e as portas estão bem fechadas.

ISTOBAL – Especialistas na lavagem e cuidado de veículos

Estivemos à conversa com especialistas na lavagem e cuidado de veículos. Estes confirmaram que os automóveis elétricos e híbridos podem ser lavados com total segurança em máquinas, túneis e centros de lavagem à pressão, pois não danificam o sistema elétrico nem as baterias. O mesmo é garantido pela ISTOBAL, grupo espanhol líder em soluções de lavagem e tratamento para automóveis.

A ISTOBAL fez questão de referir que os veículos elétricos e híbridos não apresentam grandes diferenças ao nível da limpeza em comparação com os automóveis de combustão. Contudo, existem algumas recomendações.

Limpeza em túneis de lavagem

No caso dos túneis de lavagem, é necessário que o automóvel esteja ligado, em ponto morto e sem o travão de mão acionado. Isto para que a corrente de arrasto do túnel de lavagem o possa retirar. Os automóveis elétricos, híbridos e automáticos devem estar na posição N (neutro), para que as rodas não fiquem travadas. Assim, o automóvel poda avançar pelo túnel de lavagem.

Além disso, é aconselhável desativar todos os automatismos como o limpa para-brisas automático dianteiro e traseiro. Bem como, recolher os espelhos retrovisores exteriores, retirar a antena e todos os elementos salientes, como suportes de bagagem e outros acessórios. No fim, deve certificar-se que as janelas e as portas estão bem fechadas.

Nos automóveis híbridos recomenda-se a entrada no túnel com bateria suficiente para poder realizar a lavagem com o motor elétrico.

Máquinas de lavagem e centros de lavagem à pressão

No caso das máquinas de lavagem e centros de lavagem à pressão, a ISTOBAL aconselha que a limpeza se realize com o motor desligado e com o travão de não acionado.

Em qualquer das opções de limpeza, será ainda necessário certificar-se de que não existe qualquer elemento defeituoso no veículo que possa ser afetado durante a lavagem, retirar os elementos externos que não estejam presos ao veículo e verificar se as janelas, o teto de abrir e as portas estão bem fechadas. Para as máquinas de lavagem, será necessário também recolher os espelhos retrovisores e retirar a antena.

Outras recomendações para a lavagem num centro de pressão incluem: não deixar que o produto de lavagem seque sobre o veículo porque pode tirar o brilho das partes metálicas, escolher a pistola adequada para cada fase de lavagem e pulverizar o veículo de cima para baixo, mantendo uma distância mínima de 30 cm entre a ponta da lança e o veículo.

Em relação aos programas de lavagem adequados em túneis e máquinas de lavagem e centros de pressão, a ISTOBAL aconselha a pré-lavagem com produtos adequados e eficazes para a sujidade mais difícil, além da utilização de ceras para proteger a pintura do veículo.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

1 × 4 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Loading…

Opel Corsa-e Rally é o primeiro carro eléctrico para rally

Opel Corsa-e Rally é o primeiro carro eléctrico para rally

Carregamento de baterias de carros eléctricos em 5 minutos