Anunciado GPS no para-brisas do veículo

Anunciado GPS no para-brisas do veículo

A Pioneer anuncia um GPS que utiliza como interface o pára-brisas do automóvel através da tecnologia HUD (Head Up Display). Foi com base num sistema desenvolvido pela Microvision que a Pioneer quer colocar os primeiros dispositivos baseados na tecnologia HUD (Head Up Display) no mercado ainda este ano.

O produto funciona com base num sistema complexo de realidade aumentada aplicado a um GPS. Este dispositivo envia as instruções de navegação directamente para o vidro dianteiro do carro, permitindo que o condutor obtenha as instruções necessárias para o trajecto a seguir.

Este sistema é algo do que já existe, ou seja, é algo similar ao que oferecem os navegadores GPS actuais. Contudo, o dispositivo recorre a três lasers (de cor azul, vermelho e verde) que, quando combinados, geram uma grande quantidade de cores, emitindo em dois eixos de uma tela transparente e milimétrica, que fica acoplada ao vidro do carro. A luz parece estática, mas na verdade está constante emissão de dados.

O CyberNavi projeta informações e imagens no para-brisas numa área de 90 x 30 cm numa resolução de 720 x 260 pixels. As imagens que o sistema projecta são muito semelhantes às de um jogo de vídeo. O sistema fornece informações de tráfego em tempo real e possui ainda ligações para dispositivos da Apple, DVD, TV digital 1Seg, câmara frontal, entre outros. As vendas do Pioneer devem começar em junho no Japão e acredita-se que não demorarão muito mais tempo a chegar a outros pontos do globo.

Outras empresas no ramo automóvel planeiam lançar produtor com base nesta tecnologia até 2016. Contudo, ainda não há nenhuma confirmação de aparelho ou modelo de automóvel que utilize este sistema.

Booking.com