Conectividade SEAT no Automobile Barcelona

SEAT e Saba promovem o ecossistema do automóvel conectado

Conectividade SEAT no Automobile Barcelona. SEAT e Saba promovem o ecossistema do automóvel conectado.

As duas empresas assinaram um acordo de desenvolvimento de serviços para o automóvel associados ao estacionamento, como a reserva de lugar ou o pagamento antecipado. Esta colaboração permitirá o arranque de projetos como o Parkfinder 2.0, que possibilita que os condutores sejam informados em tempo real, no automóvel, sobre os lugares de estacionamento disponíveis. A parceria explorará a possibilidade de novos serviços que aproveitem o tempo que os automóveis passam estacionados, o que representa 95% do tempo. 

A Seat e Saba

A SEAT e a Saba, operador de referência no desenvolvimento da mobilidade urbana e na gestão do estacionamento, assinaram um acordo no decurso do Automobile Barcelona, com vista à criação de novos serviços integráveis no ecossistema de mobilidade que a SEAT está a desenvolver.

Em linha com o objetivo de tornar-se um operador referencial na conectividade, a SEAT adicionará a Saba ao seu ecossistema para que, em conjunto, criem novos serviços que facilitem a mobilidade dos condutores, com funções de estacionamento inovadoras. Entre outros temas, os dois parceiros estão a estudar formas de reserva e de pagamento do estacionamento à distância, o que permitirá aos clientes da Saba pagarem eletronicamente serviços que incluirão soluções digitais nas quais a SEAT está a trabalhar atualmente.

Em simultâneo, a colaboração também estabelece os alicerces para o arranque de projetos como o Parkfinder 2.0, que permitirá às duas empresas disponibilizarem, em tempo real, informação sobre a disponibilidade de espaços de estacionamento, recomendando o lugar adequado às necessidades de cada cliente, entre outras funcionalidades. Também explorarão outros serviços relacionados com os períodos que os veículos passam estacionados, como a entrega de compras no veículo ou o reabastecimento do mesmo. Em média, estima-se que os automóveis de uso privado passem 95% do tempo estacionados.

O Presidente da SEAT, Luca de Meo, sublinhou “a importância destas parcerias na criação de novos modelos de negócio na área da mobilidade para que os condutores tenham uma experiência mais fácil, conectada e personalizada.” Por outro lado, Josep Martínez Vila, CEO da Saba, referiu que “esta colaboração acrescenta valor aos serviços fornecidos aos clientes num ambiente urbano, onde a gestão da mobilidade sustentável acompanhada pela introdução de novas tecnologias, são as principais prioridades”.

A SEAT e a Saba também pretendem instalar pontos de recarga na rede de estacionamento em Barcelona para a frota dos Mii elétricos que os trabalhadores da SEAT utilizarão no Metropolis:Lab Barcelona e Pier01. Este projeto de carsharing colocará uma frota de 10 SEAT Mii nas ruas de Barcelona para que a marca teste a viabilidade da utilização de veículos elétricos na partilha de automóvel.

A SEAT conectada no Automobile Barcelona

Coincidindo com uma edição do salão automóvel que, pela primeira vez, incorpora um espaço Connected Hub que destaca o carro conectado, a SEAT proporciona aos visitantes a possibilidade de conhecerem os desenvolvimentos na tecnologia do automóvel conectado que a empresa anunciou recentemente no Mobile World Congress (MWC), aproveitando a oportunidade para transferir a mostra da sua mais recente tecnologia sobre o carro conectado de um ambiente profissional para um evento público e popular, como o Salão Automóvel de Barcelona.

No stand principal, o construtor apresenta o Ateca FR, a par do novo Ibiza e do Leon Cupra, junto com o simulador que possibilita viver a experiência SEAT ID. É esta a porta de entrada para o ecossistema digital da marca que garante serviços de mobilidade como a previsão de tráfego em tempo real, recomendação de percursos (restaurantes, lojas, serviços, etc.) e sugestões ajustadas às alterações na agenda do condutor. Um veículo que é um exercício de estilo – prestando tributo ao SEAT 600 -, uma moto Ducati, o troféu da Copa do Rei e um sistema 4D de realidade aumentada, completam o espaço da SEAT nesta zona.

Neste sentido, a SEAT anunciou igualmente a assinatura de outro acordo, neste caso com a Waze, a app de navegação GPS da Google, que inclui a nova app da Waze para Android Auto em toda a gama de equipamentos com Full Link. Esta app otimiza a experiência do utilizador através do sistema de navegação, ajudando a evitar engarrafamentos graças à informação em tempo real partilhada pela comunidade.

Em complemento, a SEAT apresentou também a sua SEAT Drive App para Android AutoTM, que permite, aos utilizadores dos dispositivos com esta plataforma, o acesso seguro à informação através do smartphone, projetando-a no ecrã do veículo. A app, que ficará brevemente disponível na Google Play StoreTM, faz a sincronização com o ecrã do carro, significando mais um passo da empresa no âmbito do carro conectado.

A SEAT tem também uma forte presença na área Connected Hub do salão automóvel, expondo um eMii em tudo semelhante aos que serão usados no projeto piloto de carsharing que a marca vai lançar para os seus trabalhadores no Metropolis:Lab Barcelona e Pier 01. Este projeto permite testar a tecnologia eletrónica da SEAT, como o Digital Access, dirigida a ambientes colaborativos ao permitir a entrada no veículo sem a necessidade de uma chave física.

A presença da empresa no Automobile Barcelona fica completa com o Demo Day, no qual as startups participantes no programa SEAT Accelerator by Conector apresentaram os seus projetos aos investidores; e pondo um Ateca Smart City Car à disposição dos visitantes para que conheçam, em primeira mão, a forma como deteta os espaços de estacionamento livres na cidade e como se processa o pagamento do estacionamento através das app Parkfinder e Travipay.

*Android Auto, Google Play e Android são marcas registadas da Google Inc.

SEAT é a única companhia no seu setor com capacidade total para desenhar, desenvolver, fabricar e comercializar automóveis em Espanha. Membro do Grupo Volkswagen, a multinacional tem a sua sede em Martorell, Barcelona, exportando mais de 81% dos seus veículos, estando presente em mais de 80 países, através de uma rede de 1.700 concessionários. Em 2016, a SEAT teve um lucro operacional de 143 milhões de euros, o valor mais elevado da história da marca, e vendeu cerca de 410.000 unidades.

O Grupo SEAT emprega 14.500 profissionais nos seus três centros de produção: Barcelona, El Prat de Llobregat e Martorell, onde fabrica, entre outros, os tão bem-sucedidos modelos Ibiza e Leon. Adicionalmente, a companhia produz o modelo Ateca e o Toledo na República Checa, o Alhambra em Portugal e o Mii na Eslováquia.

A multinacional espanhola tem um Centro Técnico que se configura um “núcleo de conhecimento” que integra cerca de 1.000 engenheiros que têm como objetivo contribuírem como força impulsionadora de inovação, do maior investidor industrial I&D em Espanha.

A SEAT disponibiliza a mais recente tecnologia de conectividade na sua gama de veículos e está empenhada num processo de digitalização global da empresa para impulsionar a mobilidade do futuro.

Foto Galeria

Booking.com