As memórias já longínquas, mas, certamente que muitos dos leitores ainda se lembram do fantástico Ford GT40, automóvel de cor azul céu e laranja da Gulf, que se tornou uma lenda no desporto automóvel, graças às muitas vitórias em corridas e também à sua participação no filme de Steve McQueen.
A questão é, quanto é que este fantástico carro poderia valer?
A resposta é simples, foram 11 milhões de dólares que este icónico automóvel rendeu no leilão RM Auctions. Com este valor, o Ford GT40 é o automóvel com o valor mais elevado de sempre.
Entre alguns feitos do Ford GT40 Gulf/Mirage Lightweight Racing, temos a vitória no circuito belga Spa francorchamps em 1967, onde se tornou no primeiro carro a levar as famosas cores ao lugar mais importante do pódio.
Mais tarde, sofreu algumas alterações ao nível do chassis, mais algumas vitórias e mais tarde foi vendido a um particular americano, que cedeu o carro à empresa de Steve McQueen a Solar Productions, que o utilizou para a realização do lendário filme “Le Mans”.
O Ford GT40 para entrar no filme de Steve, teve de sofrer novamente algumas alterações, onde o tejadilho do GT40 foi inteiramente removido, intervenção que afectou bastante a rigidez e a aerodinâmica.
Após as filmagens, voltou a ser vendido e submetido a novas remodelações até à restauração total, acabando agora por ser vendido em leilão. Deixamos aqui um vídeo para que o leitor possa ver este espectacular automóvel.