in

Venda de Automóveis provoca rombo de 212 milhões de euros ao Governo

Venda de Automóveis provoca rombo de 212 milhões de euros ao Governo

Já não é novidade para ninguém, que as vendas de quase tudo se encontram em queda acentuada e o sector automóvel é um dos mais prejudicados.

As quebras de vendas no sector automóvel para viaturas novas ultrapassa os 60% e nos usados existem casos em que as quebras ultrapassam os 80%.

Com estes valores não é difícil de perceber que o Governo seja “atropelado” pela quebra de receita fiscal, no caso dos automóveis novos estamos a falar do ISV, mas, no caso dos carros usados estamos a falar de outros impostos nomeadamente o IVA e TSU.

Vamos começar pelo pelos veículos novos, onde as quebras atingem valores astronómicos e já medidos.

A receita que vem do ISV – Imposto Sobre Veículos, caiu cerca de 39% só no mês de Agosto, comparativamente ao ano anterior, valores vindos da execução orçamental e analisados pela Associação Nacional das Empresas de Comércio e Reparação Automóvel – ANECRA.

Analisados os valores, o Estado encaixou menos 212,5 milhões de euros, o que significa um recuo de 44%, mais um reflexo negativo das políticas que os sucessivos governos têm vindo a por em prática, num sector que se encontra em crise desde 2003 e não 2011 como muitas entidades reguladora do mercado afirmam.

É importante referir que, só agora e num ambiente de crise profunda é que se vislumbram com mais clareza as enormes dificuldades em que o sector automóvel está mergulhado.

No caso dos automóveis novos, as principais associações referem que, o problema reside principalmente pela falta de apoios e o incremento quase abusivo do valor dos impostos, o que veio agravar ainda mais a actual tendência de queda do mercado e a consequente regressão da receita fiscal, em termos de IVA mas sobre tudo no principal imposto para veículos novos o ISV.

Um outro problema ainda maior e que as associações do sector automóvel muito pouco falam acerca, alias só agora é que têm feito referência, é o do sector dos automóveis usados. Estes encontram-se em crise desde 2003, com o sucessivo encerramento deste tipo de empresas.

E o problema é maior porquê?

Tal como o Automovies-Online chamou atenção num artigo, falamos em 2003, pois nessa altura já se notava uma crescimento negativo do número de viaturas novas vendidas face a anos anteriores.
O governo para impedir essa quebra de vendas, criou o incentivo ao abate de viaturas velhas. No entanto, esta teve um efeito negativo para o mercado dos automóveis usados, provocando quebras acentuadas nas vendas e assim estagnar o mercado da venda de automóveis usados.
Os efeitos negativos das quebras de vendas de anos seguidos, levou não só à quebra das receitas do IVA, por via dos negócios inderectos (pneus, pinturas, entre outros serviços a que o mercado de carros usados recorre para o recondicionamento das viaturas usadas), bem com as quebras com a TSU, por via do encerramento de empresas de comércio automóvel e as das empresas que dependiam destas para sobreviverem e que ao encerrarem as suas actividades e por apenso o despedimento das pessoas que dependiam desses negócios. Como se não bastasse a diminuição da receita fiscal (ISV, IVA e TSU), fica-se com um acréscimo da despesa com os desempregos.
Em suma, o governo não só deveria diminuir a carga fiscal sobre os carros novos, como deveria criar um incentivo à compra de carros novos, mas também à compra de carros usados.
Importante referir, que o governo deveria criar um incentivo aos bancos para que estes voltem a financiar o sector.

Comments

Leave a Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

one × five =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Loading…

200 Cv de potência! Família Clio reforçada

200 Cv de potência! Família Clio reforçada

Luxo da Volkswagen confirmado para 2015

Luxo da Volkswagen confirmado para 2015