Menu
in

Veja o carro totalmente eléctrico. Pinifarina Bluecar

Trata-se de um carro eléctrico, desenvolvido em parceria pela Pinifarina e pela Bolloré.  O carro apresenta um Design muito interessante e atractivo, tecnológico, boa autonomia e uma velocidade razoável.

A parceria assentava no objectivo de projectar, desenvolver, construir  e distribuir um carro eléctrico de elevada qualidade e características únicas e revolucionárias.

O modelo que resulta desta parceria e que foi apresentado no salão de Genebra na Suíça, chama-se Pinifarina Bluecar. Não se trata de um simples Concepcar, isto é, um caro de conceito, mas sim um caro que entrará em produção na fábrica em Itália em Pinifarina, estando as primeiras unidades disponíveis em 2010. Contudo a produção em escala industrial só se vai verificar entre 2011 e 2017, sendo que a produção prevista andará pelas 60 mil unidades antes de 2015.

Após a sua aparição no Paris Mondial de L’Automobile, o carro eléctrico Pinifarina Bluecar, suscitou muito interesse no seio do sector, bom como nos meios de comunicação social e do público em geral.

O interesse mundial de proteger o meio ambiente a ganhar força e peso dia para dia, o mercado automóvel está a sofrer mutações culturais que estão abrir as portas a novos transportes híbridos ou totalmente eléctricos como é o caso do Pinifarina Bluecar: Estima-se que a médio prazo serão colocados no mercado Europeu cerca de 2 milhões de carros eléctricos.

bluecar pininfarina vista frente

O carro Pinifarina Bluecar apresenta um conjunto de propostas muito arrojadas e interessantes, entre elas, destacam-se:

– Excelente componente estética, que faz transparecer os valores de um carro totalmente eléctrico, sem agregar qualquer componente de carro a combustão.

– A tecnologia Bolloré garante performances fantásticas.

O Pinifarina Bluecar é um monovolume Compacto com transmissão automática, concebido como um carro de quatro lugares e cinco portas.  O Pinifarina Bluecar obtém energia que é fornecida pelas bateria LMP (Lythium Metal Polymere), combinadas com um sistema de armazenamento de energia “supercapacity”, sistema fabricado pelas fábricas da Bolloré. O sistema recupera  e guarda a energia durante a travagem e põe-na novamente à disposição do carro quando o mesmo reinicia a marcha. Este sistema permite uma maior aceleração, aumento da autonomia e maior longevidade das baterias do carro.

Uma preocupação, foi a possibilidade das baterias puderem ser carregadas através de um tomada comum, que depois de carregadas, ficam com uma autonomia de 250 km.  Comparando as baterias do carro Pinifarina Bluecar, com baterias de peso igual, estas guardam cinco vezes mais energia e recarregam somente durante algumas horas. Não necessitam de manutenção, apresentam um tempo médio de vida útil de aproximadamente 200.000 Km e fornecem segurança sem precedentes. A bateria encontra-se colocada na parte inferior do carro entre os dois eixos de rodagem. Em consequência do seu baixo centro de gravidade, a sua performance em estrada, para as questões de aderência é fantástica. O carro Pinifarina Bluecar não produz nenhuma emissão de partículas poluentes e não produz também barulho. Assim podemos dizer que este carro contribui muito para a luta contra a poluição atmosférica e para as questões económicas ligadas às lutas pelo petróleo.

Os já efectuados, “Test-drives” confirmam as suas excelentes qualidades.  A aceleração corresponde às dos carros de combustão interna do mesmo segmento (B/C). Relativamente à segurança, a baixa posição da bateria respeita a critérios de segurança dinâmicos e passivos específicos. Desta forma a bateria não fica exposta a possíveis impactos.

O engenheiros da Pinifarina e Bolloré não se ficaram só pelas baterias. O tejadilho do carro encontra-se coberto por painéis solares de alta performance, que auxiliam no funcionamento de alguns equipamentos.

A política de construção deste carro, teve sempre como preocupação principal,  as questões ambientais, assim todos os materiais empregues no seu fabrico, a bateria e interior foram cuidadosamente seleccionados pelo seu baixo impacto ambiental, São recicláveis.

O grupo Bolloré, tem em mãos o projecto de investigar o desenho de células foto voltaicas a serem colocadas em lugares privados ou mesmo públicos para permitir o total carregamento das baterias unicamente através da energia solar.

Carro de desenho sóbrio, tecnologia de vanguarda e inovadora, identidade de marca inconfundível, própria do traço Pinifarina coloca o Pinifarina Bluecar fora do alcance do meramente moderno.

O carro Pinifarina Bluecar também partilha de um novo conceito de pneus desenvolvido pela pareceria Pinifarina e Dunlop. Os pneus do carro Pinifarina Bluecar são extremamente leves, desta forma consegue-se reduzir significativamente o consumo de energia e ao mesmo tempo garante-se níveis de aderência à estrada excelentes.

Leave a Reply

Exit mobile version