Tudo Sobre Inspecção Automóvel | Capítulo III – Condições de utilização do veículo após inspecção e respectivo chumbo

Tudo Sobre Inspecção Automóvel | Capítulo III – Condições de utilização do veículo após inspecção e respectivo chumbo

Em que condições posso usar o meu carro depois do chumbo na inspecção periódica automóvel?

Condições de Utilização do Veículo Após Inspecção Com Chumbo

a) Todos os defeitos assinalados nas fichas de inspecção devem ser corrigidos, independentemente de terem ou não sido reprovados;

b) Os veículos que apresentem defeitos GRAVES nos sistemas de direcção, suspensão ou travagem não podem transportar passageiros nem carga enquanto não forem aprovados.

c) Os veículos que apresentem defeitos MUITO GRAVES, aos quais não foi imposta a sua imobilização, podem circular apenas para deslocação até ao local de reparação, sendo que, em qualquer dos casos, devem regressar ao centro após reparação para confirmação da eliminação das deficiências anotadas.

d) Sempre que o veículo tenha sido reprovado em inspecção deve voltar ao Centro de Inspecção no prazo máximo de 30 dias para que seja confirmada a devida correcção;

e) Sempre que o veículo tenha sido aprovado, mas possua defeitos LEVES inscritos na Ficha de Inspecção, pode o mesmo voltar ao Centro de Inspecção, no prazo máximo de 30 dias, para que lhe seja passada uma Ficha sem quaisquer anotações, depois de confirmadas as devidas correcções a todos os defeitos assinalados;

f) No caso de o veículo não ter sido Aprovado por não terem sido atempadamente corrigidos os defeitos constatados na Inspecção precedente, os prazos para a correcção dos defeitos não corrigidos será reduzido para 15 dias.

É entregue um relatório com as deficiências detectadas que devem ser obrigatoriamente corrigidas, independentemente da gravidade associada.

A viatura terá de ser submetida a uma Reinspecção.

A reinspecção do veículo deve ser feita no prazo de 30 dias a contar da data da inspecção. Caso o veículo não esteja ainda em boas condições e volte a não ser aprovado, o prazo para a reinspecção seguinte é de 15 dias.

Sempre que se deixar ultrapassar o prazo para a reinspecção, a lei determina que seja feita uma nova inspecção.

Booking.com
  • Paulo Rodrigues

    O meu carro reprovou na inspecção com 2 avarias tipo 2(graves), e 1 tipo 1(leve).
    Questão, tenho corrigir tudo, ou só as de tipo 2?

    • Olá Paulo Rodrigues, antes de mais obrigado pela suas questões.

      Se tem que reparar as duas? A lei é muito clara, tem que corrigir as duas avarias.
      A diferença entre as duas é que, uma anomalia de 2º grau impede mesmo que o carro possa circular, enquanto uma anomalia de 1º grau permite que a viatura possa circular, mas, fica registado na carta de inspecção essa anomalia e caso a policia mande essa viatura parar e constate que a viatura está a circular sem que essa anomalia tenha sido consertada, a policia pode mesmo autuar.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO

      • Luís Monteiro

        Boa tarde,

        Aquando da 1.ª inspeção da minha viatura foi detetada a ausêcia da chapa do construtor (611), fruto de uma reparação efetuada na marca na qual não voltaram a colocara a chapa do construtor.

        Entretanto, a situação não se resolveu e no momento da 2.ª inspeção não apresentei a viatura com a situação resolvida, embora tenha apresentado o comprovativo do pedigo da placa junto da marca
        A placa ainda não me foi entregue para a devidda colocação no veiculo até ao momento e deste modo o centro de inspeções Reprovou a viatura.

        Tenho 15 para efectuar a correção da situação mas sei que a placa não chegará nos próximos 15 dias (já confirmei com a marca)

        Existe alguma possibilidade de resolver esta situação?
        Caso volte a reprovar dentro de 15 dias, poderei circular com a viatura?
        O que fazer até receber a placa?

        Obrigado pela atenção.

        Att,
        Luís Monteiro