Menu
in

Tudo sobre as novas matrículas automóvel

Sabia que o incumprimento das regras das novas matrículas podem valer multas e chumbo na inspeção?

Tudo sobre as novas matrículas automóvel. Sabia que o incumprimento das regras das novas matrículas podem valer multas e chumbo na inspeção?

Uns usam as novas chapas de matrículas porque os seus carros são novos. Outros trocam as matrículas porque pensam que é obrigatório e, ainda há quem as troque só por uma mera questão estética. Seja lá porque motivo for, o importante é saber que existem regras e estas têm de ser cumpridas. Caso contrário, corre o risco de ver o seu veículo a chumbar na inspeção automóvel e incorrer em multas leves que vão de 120 a 600 euros.

É obrigatório mudar as matrículas antigas?

Se é um dos que tem dúvidas acerca desta matéria, a resposta é não. Se tem um automóvel e a sua chapa de matrícula é antiga, fique a saber que não precisa de a mudar. Pode manter a antiga.

Mas se é um dos condutores que segue a mesma tendência do mercado, ou seja, adepto do novo design, precisa de saber que existem regras e que em caso de incumprimento dessas regras fica sujeito à apreensão de documentos, multas de 120 aos 600 euros e chumbo na inspeção automóvel obrigatória.

Estas novas chapas de matrícula apresentam um design simples e com menos informação do que o habitual. Mas, se é sua intenção aplicar as novas matrículas, ou se é uma empresa que produz essas matrículas, tem de ter em conta o conteúdo do Decreto-Lei n.º 2/2020 de 14 de janeiro.

A nova matrícula ao milímetro

Exemplo gráfico do modelo da nova matrícula

Foi na publicação, infra, na rede social Facebook, que a Guarda Nacional Republicana apresentou a nova matrícula ao milímetro. Explicando que, “o novo modelo, que passou a ser obrigatório para todas as matrículas atribuídas a partir de 2 de março de 2020, perde a barra amarela, com a indicação do mês e ano de registo dos veículos, passando a ser constituída por dois grupos de duas letras nas extremidades e um grupo de dois algarismos ao centro, eliminando-se os traços que intercalam os grupos de caracteres na série até agora em vigor”.

A disposição dos grupos deve ser centrada vertical e horizontalmente e o espaçamento a respeitar é o seguinte. 

  • de 2 cm entre grupos, sem traços separadores;
  • de 1 cm entre caracteres do mesmo grupo.

Publicação Facebook GNR

O que diz o documento Oficial do IMT?

O documento oficial do IMT diz que, “O novo modelo de chapas de matrícula será possível estabilizar o processo de produção de matrículas durante um longo período, sendo possível estimar como tempo máximo possível de utilização do modelo AA-00-AA cerca de 74 anos, o qual, ainda que venha ser reduzido, nomeadamente pela não utilização de combinações que possam formar palavras ou siglas que se entenda dever evitar, terá uma duração de utilização previsível de 45 anos“.

A Primeira Matrícula

Sabemos que a chapa inicial da nova série (AA 00 AA) ficou “reservada pelo IMT para memória futura“. Sabemos também que o primeiro carro matriculado, com a numeração  AA 01 AA, foi um carro elétrico.

Siga-nos no Facebook e fique a par de todas as novidades. Faça gosto e partilhe os nossos artigos. Obrigado. ツ

Leave a Reply

Exit mobile version