in

Que tipo de suspensão é que o seu carro tem?

Porque a sua segurança é o mais importante, qual é a suspensão que o seu automóvel tem?

Suspensão Automóvel - Que tipo de suspensão é que o seu carro tem?

Que tipo de suspensão é que o seu carro tem? Porque a sua segurança é o mais importante, qual é a suspensão que o seu automóvel tem?

No artigo de hoje a equipa do Automoveis-Online vai-lhe apresentar as diferentes arquitecturas das principais suspensões que se encontram por baixo dos nossos carros. Este sistema é o principal responsável pelo conforto e segurança do seu veículo, onde desempenham as funções de amortecimento e controlo do equilíbrio do automóvel.

No entanto, umas são mais elaboradas que outras. Umas dão mais relevância ao com o conforto, enquanto outras com a performance. Isto posto, vamos então tentar explicar o que as distinguem. Entendemos que são seis, as principais suspensões que se encontram montadas nos nossos automóveis.

1- Eixo rígido ou Barra de Torção

Eixo rígido ou Barra de TorçãoEste sistema de suspensão é sempre utilizado no eixo traseiro. Num sistema de suspensão com eixo rígido, as rodas esquerdas e direitas comunicam entre si através de um único eixo. Assim, o movimento de um lado afecta obrigatoriamente o outro, tornando mais fácil a perda de contacto com a estrada. Os eixos e os seus apoios são pesados, o que faz com que a massa suspensa do carro aumente.

No entanto, como se trata de uma suspensão barata de produzir e bastante resistente, esta é muitas vezes usada para a suspensão traseira de carros de gama baixa.

2- Suspensão Independente

Suspensão IndependenteO sistema de suspensão independente, permite que as rodas direita e esquerda se movam de forma individual. O que para pisos com bastantes irregularidades e os famosos buracos das nossas estradas nacionais é excelente.

Quando um automóvel tem tracção traseira, esta melhora a performance do mesmo, pois ajuda a transmitir potência com muito mais eficácia às rodas esquerda e direita. Esta arquitectura é leve, estável e oferece uma condução confortável. No entanto, não aproveita tão bem quanto os triângulos duplos, as capacidades dos pneus.

3- Suspensão MacPherson

Suspensão MacPhersonEste é um sistema muito simples. Este tipo de suspensão consiste numa mola, um amortecedor e um braço de controlo baixo. A coluna refere-se ao próprio amortecedor, que serve também de suporte. Quanto à parte superior do amortecedor, esta suporta a carroçaria através de um apoio de borracha, enquanto a parte inferior é suportada pelo triângulo. O facto de ter menos peças, o seu peso é mais baixo, e, por consequência, oferece um bom deslocamento. A vibração pode ser absorvida numa larga extensão. O nome deste sistema advém do seu criador, Earl S. MacPherson.

4- Triângulo duplo

Triângulo duploEsta é uma concepção de suspensão que suporta as rodas num braço superior e num inferior juntos. Habitualmente os braços têm a forma de um “V”, como um triângulo. Tendo em conta a forma dos braços e o tipo de tracção do carro, pode controlar alterações no alinhamento e posicionamento do carro durante as acelerações, com relativa facilidade. Esta é também uma arquitectura muito rígida, revelando-se uma escolha recorrente nos carros desportivos que procuram controlo e estabilidade. Contudo, a sua construção é complicada e utiliza muitas peças, além de ocupar muito espaço.

5- Multilink

MultilinkEste é um tipo de suspensão de triângulos duplos avançado. Esta utiliza entre três e cinco braços para manter a posição do eixo, em vez dos normais dois braços. Por sua vez, estes estão separados e existe muita liberdade, no que diz respeito ao seu posicionamento. O maior número de braços permite-lhe lidar com movimento em diferentes direcções, mantendo as rodas em permanente contacto com a superfície da estrada.

Este tipo de suspensão é usado com frequência na suspensão traseira de carros de tracção dianteira de alta performance para manter a estabilidade do mesmo e a alta velocidade, e em carros de tracção traseira com muita potência para manter tracção.

Esperamos ter contribuído para melhorar a sua cultura automobilística. Uma vez que já sabe um pouco mais acerca deste assunto, desafiamos para que nos diga qual o tipo de suspensão que vem no seu veículo automóvel?

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

seventeen + 4 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Loading…

Mulher bate em carro e foge para não deixar gelado derreter

Mulher bate em carro e foge para não deixar gelado derreter

Seat Altea e Altea XL. As avarias mais comuns

Seat Altea e Altea XL. As avarias mais comuns