Super surpresas da Volkswagen! Caixa de 10 velocidades e um novo super motor TDI

Super surpresas da Volkswagen! Caixa de 10 velocidades e um novo super motor TDI

Foi durante um simpósio de engenharia realizado em Viena na Áustria que Marting Winterkorn o CEO do Grupo Germânico, anunciou que a VW vai lançar uma nova caixa automática de dupla embraiagem de dez velocidades e que a marca está a trabalhar num super motor TDI.

O novo motor, irá ter uma potência específica de 136 cv/l, para que se perceba bem esta realidade, os motores 2.0 TDI têm 184 cv o que representa uma potência específica de 92 cv/l. Este motor virá com um sistema de válvulas variável e um sistema de injecção de alta pressão que funciona até 3000 bar.

Para obter esta “alta performance”, o novo propulsor vai recorrer à solução que foi utilizada nos motores TSi, isto é, a combinação do turbo e do compressor, denominado pela Volkswagen por e-Booster.

Se a evolução no motor é excelente, o que poderemos nós dizer relativamente à revolução que se operou na caixa de velocidades?

Simplesmente de fantástico.

O CEO Winterkorn, referiu que a nova caixa automática de dupla embraiagem DSG/S tronic de 10 relações irá contribuir para reduções nos consumos médios até 15% e níveis de 95g/Km de emissão de CO2 em todo o grupo até 2020. Acrescentou que, a nova caixa automática de dupla embraiagem de dez velocidades irá ser utilizada quer nos motores diesel TDI, quer nos motores a gasolina.

Relacionado com o consumo está o peso, este é sem dúvida um dos factores mais importantes para a redução dos consumos e melhoria das performances de qualquer máquina e a pensar nisso, a nova caixa de velocidades irá utilizar materiais mais leves. Mas, não se fica por aqui, a nova caixa irá contemplar novas estratégias operacionais, optimização dos níveis de fricção e gestão térmica, entre outros factores.

Booking.com