Super autonomia de 500 km! Concept da Honda a hidrogénio

Honda FCEV Concept car 2013 Hidrogénio front view _Automoveis-Online

Em termos estéticos é discutível, pois poder ser amado e odiado por muitos. O seu nome é FCEV – Fuel Cell Eletric Vehicle, que traduzido para Português quererá dizer veículo eléctrico de células de combustível. Poder-se-á dizer que este Concept-car da Honda é o primeiro grande passo para o futuro automóvel a hidrogénio global e estima-se que poderá vir a ser lançado em 2015.

Como já avançamos, as suas linhas poderão conquistar muitos consumidores, mas o contrário também poderá acontecer. Isto porque, o veículo utiliza linhas muito arrojadas e até futuristas. O FCV Concept, foi desenhado para uma lotação de cinco pessoas, vem equipado com um motor eléctrico, que é alimentado por uma célula de combustível, armazenada em depósitos contendo hidrogénio de alta pressão.

O rendimento da pilha de células de combustível utilizada por este veículo com um tanque de hidrogénio de 70 MPa de alta pressão, é de 3 kW por litro de hidrogénio. Assim sendo, a potência máxima que a Honda anuncia é de 136cv, idêntica à anunciada para o Toyota FCV Concept, que foi apresentado no salão Automóvel de Tóquio.

Quer isto dizer que, o FCEV oferece uma autonomia, entre reabastecimentos, de aproximadamente 500 quilómetros com um depósito de hidrogénio.

O reabastecimento é muito rápido, só demora cerca de 3 minutos.

Sem dúvida alguma que se trata de um concorrente do Toyota FCV e a sua chegada ao mercado Japonês e Americano está previsto para 2015 e deverá chegar ao mercado Europeu mais tarde.

O problema que terá de ser resolvido até à sua chegada, prende-se com as infra-estruturas de abastecimento para este tipo de veículos.

Veja o vídeo de apresentação.

Booking.com