Seat Arona dá dicas para uma condução segura. São cinco os conselhos que a Seat dá para uma condução mais segura nesta quadra festiva.
Esta é a época do ano em que as famílias se deslocam, reúnem e juntas festejam o Natal e a passagem do ano. Para muitas, o Seat Arona já faz parte da família, para outras, poderá vir a fazer. Assim, para que esta quadra seja mais segura, a Seat deu cinco dicas para uma condução mais segura.
Em dias muito frios, usar um raspador para soltar o gelo dos vidros e ligar o ar condicionado para desembaciar. A árvore de Natal é muito grande? Poderá colocá-la no tejadilho do seu Seat Arona. Desde que não ultrapasse a secção traseira do veículo em mais de 15% do seu tamanho. Em dias com maior densidade de tráfego, é recomendável alargar a distância de segurança ao veículo da frente. Para isso, o melhor é utilizar os assistentes de condução, como o Front Assist.
Almoços e jantares, compras ou visitas a familiares e amigos. Por muitos motivos, o Natal é uma das épocas do ano em que mais utilizamos o veículo, e devemos. Por isso, devemos assumir cuidados especiais ao volante. Até porque, nesta quadra festiva, o nosso automóvel converte-se num precioso aliado para quase tudo. Como devemos transportar a árvore de Natal? De que forma se deve retirar o gelo dos vidros? Javier Delgado, engenheiro do Departamento de Segurança Passiva da SEAT, deixa-nos alguns conselhos preciosos:
A árvore de Natal, como transportá-la?
É impossível imaginar o Natal sem a emblemática árvore, mas antes de a comprar, deve ter em conta as suas dimensões e como transportá-la no automóvel de forma segura, sem dificultar a visibilidade do condutor. “Se for muito grande deverá ser transportada no tejadilho e não no banco traseiro. A árvore deve ser colocada com o tronco para a frente e, por lei, apenas poderá ultrapassar a parte traseira do veículo em 15% do seu comprimento”. Para não causar estragos nem comprometer a segurança, “deverá ser presa às barras do tejadilho através de cintas com esticador”, explica Javier Delgado. Na condução, é prudente conduzir devagar e evitar auto-estradas.
Como transportar os presentes de Natal?
Para arrumar os embrulhos sem comprometer a segurança, “devem ser colocados na bagageira e em nenhum caso sobre a chapeleira ou sobre o banco traseiro. Se o fizer, e no caso de uma travagem brusca a 50 km/h, um objeto de 30 kg pode multiplicar o seu peso por 25, transformando-se numa massa com 750 kg”, avisa o perito. Uma boa prática é “colocar os volumes mais pesados em baixo e tão atrás quanto possível, colocando os mais leves por cima”, acrescenta Delgado.
1) Não conduza de sobretudo: mesmo que as temperaturas sejam muito frias no exterior não deve conduzir demasiado agasalhado, nem com luvas ou cachecol. “Dificultam a liberdade de movimentos e podem afetar a segurança. É preferível ajustar o sistema de climatização para uma temperatura de conforto de 22º C”, aconselha o perito em Segurança Passiva.
2) Qual a melhor forma para desembaciar os vidros?: nesta época é muito natural que os vidros embaciem. Embora a solução mais popular seja a de esfregar um pano ou até as costas da mão no vidro, é mais eficiente “ativar a função de desembaciamento da climatização do veículo, que através do ar condicionado retira a humidade do ar”.
Chegar a casa em plena segurança:
Esta é uma das épocas com maior intensidade de trânsito. Por esta razão, os condutores devem reforçar as precauções ao volante e confiar nos assistentes de condução. Conclui Javier “os assistentes de condução, como o Front Assist, podem detectar outros veículos e peões, convertendo-se em preciosos aliados ao volante, capazes de evitar uma possível colisão”.