in

Sabe o que é uma embraiagem multidisco Haldex?

Sabe o que é uma embraiagem multidisco Haldex?

Existem muitas revistas da especialidade que nas suas reportagens usam termos que muitos leitores desconhecem. É exactamente o que acontece quando o artigo em questão fala acerca dos automóveis que pertencem ao segmento dos SUV’s.

Mas então, o que é uma embraiagem multidisco Haldex?

Em primeiro lugar, é importante salientar que o termo Haldex, tem a ver com o nome do seu criador/fabricante.

Então quando se fala num a embraiagem multidisco Haldex, está-se a falar num conjunto de engrenagens automatizadas que se utiliza para interligar o motor com as rodas traseiras, sempre que as rodas dianteiras perdem tracção, ficando assim o veículo em causo munido de tracção integral.

Assim, sempre que ocorra uma diferença de rotação entre as rodas da frente e as de trás, em virtude da falta de tracção à frente, são accionados os discos desta embraiagem, isto é, um conjunto de discos do lado do motor, outro do lado do veio de transmissão para o eixo posterior. Então, à medida que a pressão aumenta entre esses dois discos, cresce em proporção e quantidade de força (binário/potência) que é passada às rodas traseiras. Todo este sistema é gerido por uma unidade de comando electrónica que determina qual a pressão a que devem estar submetidos os discos.

Embraiagem multidisco Haldex

Em boa verdade se pode dizer que é possível que uma percentagem muito pequena de potência possa ser passada às rodas traseiras e, assim, podermos dizer que é realmente um sistema de tracção integral. Contudo, um conjunto de situações são necessárias no automóvel, como a calibragem do sistema, a gestão electrónica e das condições do terreno, o conjunto de embraiagem poderá mesmo passar quase toda a potência toda para trás.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

17 − 12 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Loading…

Insólito! Conduzir um AC Cobra dentro do apartamento

Insólito! Conduzir um AC Cobra dentro do apartamento

O Lamborghini mais potente do mundo

O Lamborghini mais potente do mundo