Menu
in

Sabe como se prepara CUPRA e-Racer para competição?

CUPRA e-Racer renova design com mais potência e emissões zero

Sabe como se prepara CUPRA e-Racer para competição? CUPRA e-Racer renova design com mais potência e emissões zero.

Acreditamos que a sua resposta à nossa pergunta será, não. Mas, o Automoveis-Online quer-lhe mostrar como se prepara CUPRA e-Racer para competição. O novo CUPRA e-Racer é o primeiro carro de competição 100% elétrico, recorre a um chassis completamente renovado e recebe uma bateria mais potente e estável.

Combinar a performance com a eletrificação, a eficiência e a sustentabilidade. Era esse o desafio da equipa CUPRA no desenho e desenvolvimento do modelo para a competição multimarca de Turismos 100% elétricos, o Pure ETCR. O resultado é o CUPRA e-Racer, que já está pronto para conquistar os circuitos.

Um novo e-Racer para um novo Leon

Tal como o seu antecessor, o e-Racer foi desenvolvido a partir do CUPRA Leon. A mais recente geração de Turismos conta com o design mais aerodinâmico de sempre, o que permitiu aos engenheiros da CUPRA Racing desenvolver um carro de competição mais dinâmico e potente, capaz de alcançar os 270 km/h. O chassis é completamente novo, já desenvolvido sobre a plataforma do novo Leon, 50 milímetros mais larga e com um desenho mais eficiente de série. A base da carroçaria e os seus elementos móveis são rigorosamente os de série. Os para-choques, as soleiras das portas, guarda-lamas e o spoiler têm um novo desenho. Além disso, foram adicionados elementos aerodinâmicos como o splitter dianteiro, diz Xavi Serra, responsável pelo desenvolvimento técnico da CUPRA Racing.

Foto Galeria

Sabe como se prepara CUPRA e-Racer para competição?

Mais potência, mais eficiência

Umas das novidades do e-Racer de 2020 está na ampliação da capacidade da bateria. O número de células foi aumentado para 6.270 unidades, com uma nova distribuição do seu interior e melhor refrigeração, tornando-as mais eficientes nos tempos de recarga. Conseguimos dar um passo em frente na segurança, já que trabalhámos numa melhor resistência ao impacto e à intrusão da bateria, diz Serra. O sistema electrónico também foi redesenhado com uma reprogramação completa.

Evolução medida ao milímetro

Para compensar o acréscimo de 50 milímetros do CUPRA Leon no qual se baseia o e-Racer e a nova estrutura de proteção da bateria, vários elementos foram reconfigurados. Optimizámos o peso de muitos componentes. No interior, a carroçaria recebeu mudanças importantes para instalar a bateria e os restantes componentes elétricos. Não só reforçámos o arco de segurança para efeitos de competição, como também trabalhámos com novos componentes para obtermos um maior nível de rigidez torsional, revela o responsável pelo desenvolvimento técnico da CUPRA Racing.

100% CUPRA

A nova imagem do e-Racer também mudou: jantes com mais tons distintos de cobreado e maior presença do blue petrol na carroçaria, em combinação com branco. Quisemos combinar o ADN da CUPRA com um perfil mais aerodinâmico. Para isso, desenharam-se novos gráficos progressivos com detalhes em cobreado que, além do dinamismo, definem e suavizam a união entre as duas partes da carroçaria em branco e azul, diz Francesca Sangalli, responsável pelo conceito de Color&Trim e Concept&Strategy.

Criar o futuro das corridas com emissões zero

Dentro deste inovador design estão 4 motores que aceleram o elétrico de competição aos 100 km/h em apenas 3,2 segundos. Com esta performance, obtida com uma única velocidade, o novo e-Racer prepara-se para o novo campeonato de Turismos 100% elétricos, o Pure ETCR, com Mattias Ekström e Jordi Gené como pilotos oficiais. O e-racer tem sido o ponto de referência para uma competição internacional multimarca. Tecnicamente, nós temos feito o caminho, garante Xavi Serra.

De 1 a 6.270: os números-chave do e-Racer

1 velocidade;

4 motores;

3,2 segundos para alcançar os 100 Km/h;

50 minutos para recarregar a bateria;

100% elétrico;

270 km/h de velocidade máxima;

500 kW de potência;

500 quilos de peso da bateria;

6.270 células na bateria.

Obrigado a todos. Partilhe e siga-nos no Facebook e fique a par de todas as novidades. Obrigado. ツ

Leave a Reply

Exit mobile version