Roubo de carros. Como impedir cópia das chaves?

Para além de utilizarem métodos normais para roubar automóveis os ladrões conseguem copiar as chaves de um carro

Roubo de carros. Como impedir cópia das chaves?

Roubo de carros. Como impedir cópia das chaves? Para além de utilizarem métodos normais para roubar automóveis os ladrões conseguem copiar as chaves de um carro sem as ter por perto.

O roubo de carros está mais profissional. Cada vez mais os ladrões recorrem à electrónica para ultrapassar as barreiras de segurança que alguns construtores de automóveis vão implementando.

Fazem-no, porque os automóveis utilizam muita electrónica. Usam muitos sistema que têm como principal função, não deixam o carro ser ligado sem a presença de uma chave. A sensação que o consumidor tem é que está perante um veículo que está imune ao roubo. Mas, não é verdade.

Alguns automóveis dos mais modernos e topos de gama têm sistemas que não permitem aos ladrões fazer ligação directa. Mas, infelizmente permitem outras coisas.

Se por um lado os carros têm sistemas que visam proteger, por outro temos os ladrões que estão mais profissionais que nunca.

Através da electrónica os ladrões conseguem desbloquear precisamente os bloqueios que esses veículos têm.

Como atuam os ladrões?

Os ladrões começam por identificar os carros de alta gama, que estão estacionados à porta de casas luxuosas. Depois, utilizam um amplificador de sinal para com ele detectar a presença de uma chave do automóvel. Uma vez detectada a chave, os ladrões, com ajuda desse amplificador e do software certo fazem a captura e a transmissão de dados. Enviando-os de seguida para um transmissor que imita a função da chave.

Isto só é possível porque os automóveis top de gama já não têm chaves de ignição. Ou seja, têm as chamadas chaves inteligentes. Estas por sua vez, estão permanentemente a enviar um sinal ao carro para o sistema de abertura à distância funcionar sem problemas.

Assim, para os ladrões é muito fácil utilizar estes sistemas para entrarem no carro, ligá-lo e fugir.

E o que pode fazer para impedir o roubo?

Apesar de toda a capacidade e criatividade dos ladrões, ainda há forma de impedir ou pelo menos dificultar o seu trabalho.

Uma das soluções que ainda se mostram eficientes é a utilização em conjunto de duas barreiras físicas. O alarme equipado com sistema de localização via GPS e uma tranca ao volante. Existe ainda uma terceira barreira física, que é o corte de corrente.

Embora estas barreiras físicas não sejam muito complicadas de eliminar, o tempo adicional para as ultrapassar pode ser suficiente para fazer os ladrões pensarem duas vezes.

Para bloquear o sinal a partir da chave aconselhamos o uso do mesmo princípio da “gaiola de Faraday”. Ou seja, uma caixa ou bolsa para a chave com essas características será suficiente para que o ladrão não consiga detectar o sinal emitido pela chave.

Booking.com