Quando se fala em carro mais vendido em Portugal, é normal que a associação ao carro mais barata se faça. Mas este, não é o caso. Pois, o carro mais vendido em Portugal é uma carrinha e não é propriamente um automóvel barato. Aliás, na lista de carros mais vendidos o carro mais barato aparece umas posições mais abaixo.
Assim, nos primeiros seis meses do ano, na lista dos automóveis mais vendidos em Portugal, em primeiro lugar temos, a Renault Megane Break com 2.787 unidades vendidas e logo de seguida um modelo mais económico: venderam-se 25.34 Clios. É importante salientar que no top 10, surge ainda uma marca de luxo, o BMW Serie 1.
Segundo a Associação Automóvel de Portugal, tal se deve aos leasings das empresas, pois a venda de carros está em queda há muitos meses. Segundo os dados colhidos, as empresas optam por comprar as versões mais baratas. Uma vez que os particulares estão a comprar menos. Até julho, venderam-se 72. 760 carros ligeiros, menos 41% do que em igual período do ano anterior, e menos 54,9% de veículos comerciais.
A verdade é que o sector atravessa uma das maiores crises de sempre. Aos impostos, juntam-se a quebra do poder de compra das famílias e o aumento dos combustíveis. Razões que levam cada vez menos portugueses a trocar ou comprar carro.