in

Qual é a Classe de Portagem que o seu veículo paga?

SUV ou Veículo Comercial ligeiro eram classe de Portagem 2 e passaram a ser Classe 1. Saiba quais são os automóveis beneficiados.

Qual é a Classe de Portagem que o seu veículo paga?

Qual é a Classe de Portagem que o seu veículo paga? SUV ou Veículo Comercial ligeiro eram classe de Portagem 2 e passaram a ser Classe 1. Saiba quais são os modelos de automóveis beneficiados.

A tão prometida alteração às classes das portagens já entrou em vigor no dia 1 de janeiro. Com esta alteração, foi publicado no site do IMT a lista dos veículos que passam a beneficiar deste novo regime. A pergunta mais comum é, qual é a Classe de Portagem que o seu veículo paga?

Com  as férias de verão aí à porta, este é um daqueles assuntos que interessa a muitas famílias. Principalmente às famílias que usam um SUV como carro de família.

Chamamos a sua atenção para o facto de este novo regime beneficiar também, para além dos SUV’S, outro tipo de viaturas. Esta alteração vai permitir que os veículos que, outrora, pagavam na portagem a Classe 2 passam a pagar classe 1. Assim, com esta alteração, os modelos beneficiados são nove.

Lista Oficial

Veja a lista oficial publicada no site do IMT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT). A lista inclui nove modelos:

Citroën Berlingo;

Citroën Berlingo

Hyundai Tucson;

Hyundai Tucson

Jeep Compass;

Jeep Compass

Jeep Renegade;

Jeep Renegade

Kia Sportage;

Kia Sportage

Lexus NX;

Lexus NX

Mazda CX-5;

Mazda CX-5

Peugeot Partner Rifter;

Peugeot Partner Rifte

Toyota RAV4;

Toyota RAV4

O diploma publicado no Diário da República, em setembro, apontava para novos critérios de classificação de veículos para aplicação das tarifas de portagem por quilómetro de autoestrada.

Estes critérios determinam que, a partir do primeiro dia do novo ano, os veículos ligeiros compactos e mistos, com uma altura entre 1,10 e 1,30 metros, passam a integrar a classe 1. Ou seja, a Classe de Portagem que paga menos. Para além de altura do eixo, as viaturas têm de pesar entre 2.300 quilogramas (kg) e 3.500 kg. Por fim, para que estas viaturas possam efetivamente beneficiar desta vantagem, os seus veículos têm de cumprir a norma do regulamento europeu sobre limitação de emissões poluentes e usar o dispositivo electrónico de pagamento automático de portagens.

IMT responsável pela emissão da Lista

Através do comunicado publicado no site do IMT, pode-se ler que, “Ao IMT compete proceder à elaboração das listagens das marcas e modelos de veículos cujas características cumprem os requisitos técnicos relevantes para os efeitos da aplicação do disposto no referido diploma“.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

five × 4 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Loading…

Porque é que um condutor deve abrir a porta do carro com a mão direita?

Porque é que um condutor deve abrir a porta do carro com a mão direita?

Lista de Radares para o Mês de Abril

Lista de Radares para o Mês de Abril