Menu
in

Portagens! Quais os preços das auto-estradas para 2014

Portagens! Quais os preços das auto-estradas para 2014

Segundo o INE – Instituto Nacional de Estatística, e tendo em conta a taxa de inflação do passado mês de Outubro, os preços das portagens nas auto-estradas, deverá manter-se em Janeiro. Tendo em conta a taxa de inflação homóloga, sem habitação, no mês de Outubro.

É no Decreto-Lei 294/97 que encontra a fórmula que estabelece a forma com o aumento do preço das portagens é calculado. Estabelece também a variação a praticar em cada ano, tendo sempre como referência a taxa de inflação homóloga sem habitação no Continente conhecida até dia 15 de Novembro. Data em que as concessionárias têm de comunicar ao Governo quais as suas propostas para o aumento de preços.

Hoje, o Instituto Nacional de Estatística, divulgou que a taxa de inflação homóloga, excluindo habitação, no Continente para o mês de Outubro foi de -0,27%. Tendo em conta este valor, os preços irão manter-se em 2014.

A actual legislação, prevê também que a actualização das taxas de portagens deverá ser feita em valores múltiplos de cinco cêntimos, o que por si só implica ao arredondamento das taxas de portagem para o múltiplo de cinco cêntimos mais próximo.

Foi em 2010 que os preços das portagens não aumentaram e o no ano de 2012 os preços das portagens sofreu um agravamento de 2% aproximadamente.

Leave a Reply

Exit mobile version