Menu
in

Portagens! Governo vai retirar três pórticos na ex-Scut A41 na Maia

Portagens! Governo vai retirar três pórticos na ex-Scut A41 na Maia. Para quem lê esta notícia, assim à primeira vista até pode questionar se o assunto desta é alguma brincadeira, mas efectivamente não é. É a redefinição de rede de pórticos nas ex-scut vai resultar na supressão de três pórticos na A41, na zona da Maia.

Com a conclusão do relatório técnico da Estradas de Portugal, será a equipa executiva do governo deverá anunciar para muito breve o ajustamento dos pórticos nas antigas vias Scut.

A notícia foi avançada pelo JN, que apurou junto de uma fonte ligada ao processo que, entre as alterações previstas, uma é a supressão de três pórticos da A41. Em reposta ao JN, o Presidente da Câmara da Maia disse não ter qualquer conhecimento acerca de qualquer alteração em concreto. Contudo, confirmou que numa reunião, que teve com o Secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, lhe deu garantias que, “num futuro muito próximo, iria haver alterações onde a discriminação era negativa, o que é o nosso caso”.

O jornal de Notícias ainda tentou escutar o Ministério da Economia, mas sem qualquer resultado prático.

Segundo o Presidente da Câmara da Maia, António Gonçalves Bragança Fernandes, garante que, caso a remoção dos três pórticos se venha a confirmar, irá repor a “equidade com os outros municípios” . Acrescentando, “acho que temos direito a isso”.
Segundo o presidente, a Maia foi muito penalizada, principalmente a A41, via de comunicação que alimenta o principal centro de negócios da Maia, ou seja, o centro industrial da Maia. Mas, sem nunca esquecer que quer o Aeroporto Sá Carneiro e o centro da cidade, foram igualmente prejudicados.

Continuou e referiu mais que, para além da perda de competitividade, redução da actividade económica, alguns dos pórticos, já nem se quer oferecem o retorno financeiro desejado. E mais disse, “há pórticos de 15 cêntimos. Isso não chega para pagar a sua manutenção e os custos administrativos da cobrança”.

Mas, o que importa perceber é se realmente a eliminação desses 3 pórticos, vai influenciar os restantes quatro. O que se pretende perceber é se as taxas dos pórticos que vão ser eliminados, vão ser diluídos nos restantes quatro, permanecendo desta forma o mesmo custo para circular na A41.

Mapa da A41

Portagens! Governo vai retirar três pórticos na ex-Scut A41 na Maia

Leave a Reply

Exit mobile version