Peças recondicionadas e reconstruídas são seguras? Será que usar peças de automóveis recondicionadas ou reconstruídas no seu carro é seguro? Esta será seguramente uma das questões que já se lhe colocou.
Apesar de não serem peças novas, estas inspiram confiança e do ponto de vista meramente económico, as peças recondicionadas e reconstruídas, são efectivamente uma opção mais acessível. Contudo, entendemos que é necessário as distinguir das peças novas.
Quando é que se diz que uma peça é recondicionada?
Sempre que se substituem os seus elementos inoperantes ou que apresentam um desgaste acentuado ou acima do que o fabricante determina como aceitável. No entanto, esses componentes são alvo de restauro estético exterior, por forma a apresentarem um aspecto de peça nova. Mas, para efeitos de qualidade e garantia, são legalmente idênticas aos de uma peça nova.
Durante o processo de reconstrução de um componente, procede-se à desmontagem integral de todos os seus elementos individuais constituintes, os quais são sujeitos a um processo de triagem, preparação, recuperação e testes.
Quando os componentes e seus elementos são irrecuperáveis, estes são descartados, os restantes seguem para o processo completo de verificação e beneficiação.
No fim, são montados nos componentes, os elementos recuperados e outros novos, que tiveram de que ser rejeitados, apresentando um componente com as mesmas qualidades que o novo.
Quanto à parte comercial, estas peças recondicionadas ou reconstruídas, apresentam vantagem pelo seu preço mais acessível.
No entanto, pode acontecer de em alguns componentes, a peça recondicionada, não ser tão eficiente como é a original.
Comments
Loading…