in

OS RX5. É assim que se chama o automóvel que o Alibaba vai lançar

Companhia mundial de ecommerce, Alibaba, lança «o primeiro carro inteligente do mundo»

OS RX5. É assim que se chama o automóvel que o Alibaba vai lançar. Quem utiliza utiliza a Internet com muita frequência, deve seguramente conhecer o Alibaba como um dos maiores sites de comércio electrónico do mundo. Mas, na verdade o Alibaba é só a maior companhia mundial no domínio do comércio electrónico, é chinesa e poder-se-á dizer que é um gigante no sector da tecnologia.

O Alibaba, anunciou o, OS RX5, ou seja, “o primeiro automóvel inteligente do mundo”.

O carro inteligente, OS RX5, nasce da parceria entre a gigante Alibaba e a SAIC Motor Corp, que só é o maior construtor de automóveis da China.

Para a sua construção, a SAIC recorreu à mesma plataforma que utiliza no SUV Roewe RX5 e vai utilizar o YunOS, trata-se de um sistema operativo que, permite pagar de forma automática as portagens, o combustível e o parque de estacionamento, para além de outras funcionalidades.
Segundo o Alibaba, o objectivo da inclusão deste sistema operativo no automóvel passa por, “conectar todos os carros ao ecossistema da Internet das Coisas”.

Wang Jian, presidente do conselho de tecnologia do Grupo Alibaba, “O que estamos a criar não é a internet no carro, mas o carro na internet”.
Para o Alibaba, a tecnologia utilizada, permite também criar perfis dos diferentes utilizadores da viatura, podendo estes apresentar sugestões acerca do tipo de música, os restaurantes que se encontram na área de interacção, sobre a climatização e tudo isto com base na informação que foi colhida e guardada em viagens passadas.

Voltando ao sistema operativo, YunOS, que já se encontra disponível em electrodomésticos destinados a equipar casas inteligentes, vai continuar em regime aberto, para que possa assim receber novos contributos de programadores que desenvolvam novas aplicações que possam vir acrescentar mais-valias e melhor a funcionalidade do sistema.

Disponível apenas para o mercado Chinês, o “carro inteligente” chegará ao mercado já a partir do próximo mês de Agosto e irá custar qualquer coisa na ordem dos 20 mil euros.

Foto Galeria

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

seventeen − 8 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Loading…

Lista de radares de controlo de velocidade até ao final do mês de Julho

Lista de radares para o mês de Julho

Locais dos novos Radares fixos