Menu
in

Novo SEAT Ibiza. Nunca se viu nada assim

O novo SEAT Ibiza prova ser o melhor Ibiza da história com o seu design

Novo SEAT Ibiza. Nunca se viu nada assim. O novo SEAT Ibiza prova ser o melhor Ibiza da história com o seu design.

O novo SEAT Ibiza prova ser o melhor Ibiza da história com o seu design, qualidade, equipamento, conetividade, segurança e atributos dinâmicos impressionantes.

A estreia da plataforma MQB A0 permitiu criar uma carroçaria mais compacta por fora, mas com um habitáculo maior, capaz de incluir sistemas tecnológicos nunca vistos neste segmento.

Seguindo-se ao Ateca e ao Leon, o novo Ibiza é o terceiro lançamento na maior ofensiva de produto na história do construtor espanhol. Mas há mais novos modelos a caminho, como o crossover compacto Arona ou o novo SUV com 5 e 7 lugares.

Depois da apresentação internacional no Salão Automóvel de Genebra, as primeiras encomendas da quinta geração do Ibiza arrancaram no início de abril e as entregas terão início nos primeiros dias de junho.

A gama de motores disponível inclui propulsores a Gasolina e Diesel entre os 65 e os 150 cavalos, e ainda uma variante GNC (Gás Natural Comprimido), uma estreia neste segmento.
Reference, Style, XCellence e FR serão os níveis de equipamento disponíveis.

Qual foi o seu primeiro Ibiza?

Ao longo de mais de três décadas, milhões de condutores tiveram o seu primeiro Ibiza com o qual fizeram a primeira viagem para a universidade; e alguns talvez até ainda o mantenham hoje na família. Depois de quatro gerações e de mais de 5.4 milhões de unidades vendidas, o novo SEAT Ibiza chega repleto da mais recente tecnologia, com uma dinâmica referencial e um impressionante avanço no ganho de espaço interior e de conforto.

O modelo mais icónico do construtor espanhol apresenta-se com um desenho integralmente novo, mas com a mesma jovialidade, funcionalidade e com o espírito desportivo e acolhedor de sempre. O design renovado reflete o ADN distinto da SEAT mas com traços mais marcantes, linhas mais desportivas, formas mais esculpidas, acentuadas e com superfícies mais desenvoltas e excitantes. A quinta geração do SEAT Ibiza teve a sua primeira apresentação pública no Salão Automóvel de Genebra; as pré-vendas já arrancaram e as primeiras entregas terão lugar em junho de 2017.

O que diz o Presidente do Conselho Executivo da SEAT?

A SEAT está numa fase de crescimento e de consolidação; e estamos a trabalhar para sermos uma das empresas mais dinâmicas desta indústria,” diz Luca de Meo, Presidente do Conselho Executivo da SEAT, S.A. A empresa alcançou em 2016 os melhores resultados financeiros da sua história, com um lucro operacional de 143 milhões de euros e um lucro depois de impostos e antes de atos extraordinários de 232 milhões de euros.

O novo SEAT Ibiza representará um enorme salto para a marca e assinala um ponto de viragem no segmento”. Este é mais um passo na maior ofensiva de produto alguma vez operada pela SEAT. Arrancou com o lançamento do primeiro SUV da marca, o Ateca, seguindo-se a atualização do Leon. Agora é a vez do Ibiza, que completa o reforço dos três pilares da marca.

Outros modelos estão a caminho

Mais modelos estão a caminho, como o crossover compacto Arona, na segunda metade de 2017, e um novo SUV de 5 e 7 lugares, que será posicionado no segmento acima do Ateca e que chegará aos concessionários em 2018. O lançamento do Ibiza inaugura um ano muito especial para a SEAT também em termos comerciais. A companhia entrou no seu quinto ano consecutivo de crescimento de vendas consolidado, com uma subida de 13,6% nos dois primeiros meses do ano.

Plataforma modular MQB A0

O novo SEAT Ibiza é um modelo completamente novo, desenvolvido com objetivos muito ambiciosos: representar um salto significativo em segurança, design, performance e conforto. Este imenso avanço em qualidade foi conseguido graças à nova plataforma modular MQB A0. O novo SEAT Ibiza é o primeiro modelo do Grupo Volkswagen a usar esta plataforma, o que destaca a importância da SEAT no Grupo e proporciona inúmeras vantagens.

Lançado pela primeira vez em 1984, o Ibiza tornou-se num ícone SEAT. É o modelo há mais tempo na gama da marca e é também o mais vendido, com mais de 5.4 milhões de unidades entregues. O Ibiza é um dos três pilares da empresa, em conjunto com o Leon e o Ateca, nos quais a SEAT confia a construção do seu sucesso no futuro.

Um modelo decisivo

A quinta geração do SEAT Ibiza foi desenvolvida em Barcelona e representa um passo decisivo no futuro da SEAT. Primeiro porque coloca em evidência a mais recente tecnologia do Grupo Volkswagen, a plataforma MQB A0 (Modular Quer Baukasten), que sendo estreada pela SEAT neste segmento sublinha a importância da marca dentro do Grupo.

Em segundo lugar porque incorpora a mais avançada tecnologia, uma dinâmica referencial e um notável ganho de espaço interior.

O resultado é um modelo completamente novo, embora, como sempre, integrando um espírito jovem, dinâmico, funcional e confortável. Isto é conseguido com um design desportivo e jovem, refletindo o ADN inconfundível da SEAT. A linguagem superficial foi acentuada numa forma mais marcante e esculpida, com linhas mais excitantes e aerodinâmicas.

Declarações do Vice-Presidente da SEAT

O novo SEAT Ibiza absorveu o ADN SEAT garantindo uma performance dinâmica fantástica”, nas palavras do Dr. Matthias Rabe, Vice-Presidente da SEAT para a Pesquisa e Desenvolvimento (I&D). Com a nova plataforma modular MQB A0, o SEAT Ibiza passa a contar com tecnologia de segmentos superiores e, em termos de conforto, melhora grandemente o espaço interior e a versatilidade”.

Combina elegância e estilo, sem nunca abandonar o caráter dinâmico. O novo Ibiza trará, sem dúvida, uma base alargada de clientes, contribuirá para a melhoria da imagem de marca, tornando-a mais aspiracional graças às incontornáveis qualidades apresentadas num design suave mas poderoso, garantindo que o carro assenta perfeitamente no asfalto.

Tomar-lhe as medidas

O novo SEAT Ibiza teve um impressionante ganho no espaço interior que está muito mais robusto e também mais seguro. No entanto, não se nota este crescimento nas linhas exteriores, que têm 4,059 mm de comprimento, 1,780 mm de largura e 1,444 mm de altura (1,429 na versão FR). Comparado com a anterior geração, é muito mais largo, com um impressionante acréscimo de 87 mm, dois milímetros mais curto e um mais baixo, mas, acima de tudo, a alteração de dimensões converge numa poderosa imagem de um automóvel que abraça o asfalto. E a chave é a nova plataforma MQB A0.

Mais largo

As vias são mais largas: aumentam 60 mm no eixo dianteiro e 48 mm no eixo traseiro; a distância entre eixos é de 2,564 mm, um aumento de 95 mm.

O resultado é um automóvel consideravelmente mais confortável, sendo o novo Ibiza muito mais espaçoso no interior e mais largo no exterior. A largura no habitáculo, por exemplo, cresceu 55 mm para o condutor e 16 mm para o passageiro, enquanto no banco traseiro o espaço para pernas aumentou 35 mm e para a cabeça 17 mm.

Os bancos são uns impressionantes 42 mm mais largos, tornando o novo SEAT num dos melhores da classe neste aspeto. Em concreto, se antes um passageiro com 1,75 metros ficava um pouco à justa no banco traseiro, agora, no novo Ibiza, os passageiros ficarão muito mais confortáveis.

Bagageira maior

A bagageira também cresceu 63 litros, chegando a um volume total de 355 litros, a melhor da classe. O plano de carga também está mais baixo, provando que a SEAT sabe combinar design com funcionalidade.

Responsabilidade ambiental

Todos os motores destinados ao novo SEAT Ibiza cumprem com as normas de emissões Euro 6, liderando em termos de performance com valores referenciais, excelentes consumos e baixas emissões.

Motorização

Há vários blocos em alumínio, e de diversa capacidade, a gasolina, disponíveis para escolha. A primeira opção vai para o 3 cilindros 1.0 MPI com 65 CV ou 75 CV, seguindo-se o 1.0 TSI com 95 ou 115 CV, fruto do turbocompressor, intercooler e injeção direta. Mais perto do final de 2017 também ficará disponível um novo 1.5 TSI de quatro cilindros com 150 CV.

A pressão de injeção nos TSI de um litro com 115 CV ou 95 CV é de 250 bar, enquanto no 1.5 TSI chega aos 350 bar. Saliente-se também que todos os motores TSI têm variação de fase na admissão e escape, garantindo maior suavidade e melhor resposta, tanto a baixas como a altas rotações, ou em qualquer situação solicitada pelo condutor.

Tecnologia

Todos os blocos e cabeças de motor são em alumínio, com dupla árvore de cames comandada por correia, que tem um período de manutenção de cerca de 30.000 km, e com sistema start&stop para melhorar a eficiência. O 1.0 MPI de 75 cavalos tem um consumo médio de 4.9 l/100 km e emissões de 122 g/km de CO2.

O binário e velocidades máximas

Com um binário máximo de 95 Nm disponível entre as 3.000 e as 4.300 rpm, este motor sobressai pela sua excelente resposta a baixas e médias rotações. Associado a uma caixa de 5 velocidades, consegue alcançar uma velocidade máxima de 167 km/h em 4ª velocidade, enquanto a 120 km/h, em 5ª velocidade, a multiplicação correta do escalonamento garante que o binário máximo permita rolar de forma suave e confortável em estrada e em autoestrada.

O 1.0 TSI de 95 cavalos

No caso do 1.0 TSI de 95 cavalos, o consumo situa-se na casa dos 4.7 l/100 km com emissões de 106 g/km de CO2. Este propulsor destaca-se na multidão pela sua suavidade de funcionamento e excelente resposta desde as rotações mais baixas. O exemplo concreto desta capacidade está no binário máximo de 175 Nm mantido entre as 2.000 e as 3.000 rpm.

Consegue alcançar 182 km/h de velocidade máxima e cumpre os 0 a 100 km/h em apenas 10.9 segundos.

Capacidade de reação

No momento de uma ultrapassagem o motor enche-se de caráter, cumprindo em 5ª velocidade a recuperação entre os 80 e os 120 km/h em 10.9 segundos. Passando à versão 1.0 TSI de 115 cavalos, é uma variante com caixa de seis velocidades e um consumo médio de 4.7 l/100 km e emissões de 108 g/km de CO2.

Desenvolve uma performance fantástica; tem uma velocidade máxima de 195 km/h (em 5ª), e a aceleração de 0 a 100 km/h cumpre-se abaixo da marca dos 10 segundos, ficando nos 9.3 segundos. Em acréscimo, o impressionante binário máximo de 200 Nm, disponível entre as 2.000 e as 3.500 rpm, garante uma aceleração impressionante nas velocidades elevadas, cumprindo os 80 a 120 km/h em 10.9 segundos.

Eficiencia Diesel

O eficiente motor 1.6 TDI Diesel chegará em versões de 80, 95 e 115 CV. Por último, a nova plataforma MQB A0 permite também ao novo Ibiza oferecer uma versão do motor 1.0 TSI de 90 CV alimentado por GNC (Gás Natural Comprimido). A SEAT é o primeiro construtor a oferecer um motor deste tipo nesta classe. As caixas de velocidades disponíveis são a manual de 5 relações para os motores com até 95 CV de potência e uma transmissão de 6 velocidades para os motores mais potentes. A caixa de dupla embraiagem DSG de 7 velocidades é outra das opções disponíveis no novo SEAT Ibiza.

Comportamento dinâmico

O comportamento dinâmico, a qualidade do amortecimento e o conforto de condução são excecionais graças à nova plataforma MQB A0, que garante uma maior rigidez torsional. Esta é uma vantagem para a suspensão, que pode funcionar de forma mais eficiente, tanto ao nível do conforto como do ponto de vista do comportamento dinâmico.

Direção C-EPS

Outro dos pontos importantes é a direção C-EPS (Column Electric Power System) com assistência eletromecânica, que garante um melhor toque, retorno de informação, precisão e rapidez.

A suspensão dianteira é do tipo McPherson e atrás está um eixo semirrígido. Foram implementadas técnicas de poupança de peso, como o uso de barras estabilizadoras ocas, sem que isso afete o desempenho dinâmico.

O que oferecem as versões FR

Além disto, as versões FR oferecem em opção um conjunto de amortecedores com controlo eletrónico que permite a escolha de duas afinações a partir do habitáculo (Normal e Sport). O novo SEAT Ibiza está apenas disponível em carroçaria de 5 portas, que é agora mais funcional, enquanto o novo design assegura um visual desportivo típico de um modelo de 3 portas.

Registam-se igualmente saltos significativos de qualidade em termos de controlo do ruído, das vibrações e da rigidez dinâmica. O novo SEAT Ibiza oferece a qualidade de um modelo mais luxuoso. É também ágil na cidade, eficiente nas estradas contorcidas e garante um excelente conforto nas viagens longas.

Quatro níveis de equipamento e a mais avançada tecnologia

O novo SEAT Ibiza disponibilizará quatro linhas de equipamento, começando no Reference, seguindo-se o nível Style. Os níveis de topo serão representados pelas linhas FR e XCellence.

Nível de equipamento FR

O nível de equipamento FR engloba o equipamento mais dinâmico e tecnológico para garantir a melhor performance.

Elementos exclusivos de design dinâmico foram especialmente criados para o FR, tais como o difusor traseiro, grelhas específicas para a frente, saídas de escape simuladas dos dois lados do para-choques traseiro, suspensão desportiva e um pack exterior preto.

E não acaba aqui: a altura do chassis foi reduzida em 15 mm e as especificações da suspensão foram ligeiramente modificadas, incluindo amortecedores mais firmes e barra estabilizadora mais grossa.

Em rigor, a diferença exata está entre os 21×3.7 mm da versão FR para os 20×2.8 mm para as restantes versões. O eixo semirrígido traseiro é também mais firme no FR.

Nível de equipamento XCellence

O nível de equipamento XCellence destina-se a alcançar novos clientes à procura de um design mais sofisticado e distinto, marcado com equipamento de melhor conveniência e uma funcionalidade inteligente. Os detalhes cromados reforçam a sofisticação e o requinte.

O preço será igual nas duas versões e incluirá as melhores definições apontadas a tipos diferentes de condutores: o FR é para os que procuram um automóvel mais desportivo, enquanto o XCellence foca-se no conforto, na elegância e na tecnologia.

Iluminação LED

A iluminação ambiente está a cargo de luzes LED nas variantes FR e XCellence, permitindo duas cores, vermelho ou branco, que iluminam três áreas distintas no interior do Ibiza (portas, piso e teto) criando uma atmosfera sofisticada e refinada a bordo.

O uso de tecnologia LED no interior e no exterior não é uma questão puramente estética. Os LED garantem uma muito maior qualidade de iluminação com poupança de energia, o que contribui para a redução de consumo. As luzes full LED do Ibiza (faróis, tablier, mudança de direção e luzes traseiras de nevoeiro) são uma estreia neste segmento.

Suspensão mais firme

O nível FR inclui uma suspensão mais firme e dois modos de afinação, Normal e Sport, que se adaptam às preferências do condutor ou às condições da estrada. O nível XCellence também oferecerá esta possibilidade mais tarde, incluindo um modo mais suave.

Sistema de assistência à condução

Os sistemas de assistência à condução incluídos no novo Ibiza integram elementos que, embora já presentes no Leon e Ateca, são muito pouco usuais neste segmento. O novo SEAT Ibiza recebe Front Assist, Cruise Control Adaptativo, Keyless Entry com botão de arranque pulsante, uma nova geração de sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e câmara traseira com maior qualidade e definição da imagem refletida no ecrã tátil em vidro de 8”, que também inclui a melhor tecnologia sem comprometer a harmonia interior.

Stop&Go mais ACC

Melhor ainda, estas não são as únicas ajudas à condução que o condutor do novo Ibiza terá nas suas mãos, grande parte delas únicas e inovadoras nesta categoria.

Há diversos outros sistemas que podem ser encontrados no Ibiza como os sistemas de reconhecimento de cansaço, travagem de emergência com reconhecimento de peões.

Stop&Go combinado com ACC e com DSG para permitir a experiência mais relaxante nos engarrafamentos – consegue travar e retomar a marcha no pára-arranca – e o travão Multi colisão ou o sistema de travagem pós-colisão, capaz de mitigar as consequências de um acidente com colisões sequenciais já que aplica os travões após o primeiro embate para manter o veículo sob controlo, evitando um segundo embate ou pelo menos reduzindo as suas consequências.

Caixa de velocidades DSG

A cereja no topo do bolo no novo SEAT Ibiza está na possibilidade de configurar a resposta do automóvel com recurso ao Drive Profile, que inclui três modos pré-configurados (Eco, Normal e Sport) e um adicional, o Individual, que permite que o condutor defina a resposta do motor de acordo com o seu gosto, bem como a direção, suspensão, ACC, ar condicionado e caixa de velocidades (nas versões DSG).

Interior

No interior, um dos elementos mais extraordinário no novo modelo é o carregador por indução com amplificador de sinal GSM. Em termos de conetividade, o novo SEAT Ibiza é o único carro 100% conectado graças a três opções: Apple Car Play, Android Auto e Mirror Link.

A SEAT está decidida em tornar-se uma das marcas na linha da frente em matéria de conetividade e no desenvolvimento de novas soluções de mobilidade com o conceito connected car capaz de ampliar a experiência do condutor, tornando-a simultaneamente mais acessível e flexível.

Num ambiente de mudanças disruptivas, a SEAT está pronta para lidar com os desafios impostos pelas infraestruturas urbanas, sistemas de tráfego e pelos diversos veículos citadinos, incluindo estas tecnologias na maior parte dos seus veículos.

Sistema de Som

O novo SEAT Ibiza apresenta-se com uma parceria com a Beatsaudio soundsystem, uma marca que alterou a forma como as pessoas ouvem música através da energia, emoção e entusiasmo que aplica no som. Recorre a um processador de som digital (DSP) e a 7 colunas de elevada qualidade alimentadas por um amplificador de 8 canais com 300W.

Plataforma MQB A0

A mais recente tecnologia do Grupo Volkswagen, a plataforma modular MQB (Modular Quer Baukasten), permite uma elevada flexibilidade e a implementação sustentada ao suportar diferentes modelos com diversos tipos de carroçaria dentro do mesmo segmento, conseguindo-se desenvolver várias bases e distâncias entre eixos sobre a mesma plataforma.

O investimento e aposta no departamento R&D nos últimos anos foi parcialmente alocado à adaptação da Linha 1 da fábrica de Martorell à nova plataforma MQB A0, o que permitiu à SEAT ser a primeira marca do Grupo Volkswagen a usar esta base tecnológica.

Tecnologia de estampagem a quente

Há um maior número de partes elaboradas através da tecnologia de estampagem a quente, contribuindo para reduzir o peso aumentando a rigidez e, portanto, melhorando a performance, o que também inclui a redução de consumos. Especificamente no caso do novo Ibiza, 900 robots e mais de 4000 pontos de soldadura garantem a robustez deste modelo. A soldadura por pontos combinada com a tecnologia laser une os componentes de forma brilhante: uma carroçaria leve com uma rigidez estrutural extrema.

Design: o passo seguinte no ADN da SEAT

A 5ª geração do SEAT Ibiza tem um design fresco e moderno, mas também maduro e equilibrado, com proporções perfeitas que refletem um caráter ágil e forte. As características tradicionais da SEAT não só foram mantidas como também levadas a um novo patamar de evolução do ADN de design SEAT.

Design exterior dianteiro

Na secção dianteira, os faróis triangulares Full LED e as icónicas luzes de dia tornam o novo SEAT imediatamente reconhecível. O logotipo surge orgulhosamente centrado na convergência das duas linhas características que marcam o capot separado da grelha cromada. Este design em forma de X inspira um elevado grau de dinamismo e uma impressionante harmonia visual.

Com as quatro rodas colocadas nos cantos da carroçaria, o vão dianteiro e o traseiro são muito curtos, tornando o veículo estável, dinâmico e desportivo.

Uma maior distância entre eixos e a linha da superfície vidrada, acentuam as dimensões do novo Ibiza, enquanto a linha de cintura alargada a todo o comprimento da carroçaria, e tão típica do design SEAT, confere uma presença mais marcante e tridimensional.

Linhas vincadas com superfícies suaves

A carroçaria foi magnificamente esculpida, combinando linhas vincadas com superfícies suaves. As novas jantes são oferecidas em dois tipos de acabamentos à escolha, conferindo-lhes um toque de elegância. As jantes de 18 polegadas têm um único tom.

Design exterior traseiro

A secção traseira da carroçaria é também tipicamente Ibiza. Os farolins de corpo único envolvem o carro integrando-se no alargamento dos guarda-lamas, proporcionados na perfeição com um desenho único e excelente performance aerodinâmica. As linhas marcantes da bagageira e dos para-choques dão uma aparência robusta e larga, como se fosse um monólito, enquanto os refletores geram o efeito de fazer o carro mais colado ao asfalto. O FR traz detalhes que sublinham o caráter desportivo, tais como as duas ponteiras de escape integradas no difusor. O nível XCellence recebe os pormenores cromados que enfatizam uma presença refinada e sofisticada.

Interior

O interior recebeu linhas mais marcantes e vincadas. Mais tecnologia e proporções mais suaves, de forma a criar um ambiente com maior elegância e um acrescido nível de qualidade apercebida. Enquanto os novos materiais aplicados acrescentam o toque jovem e dinâmico. E é importante destacar a harmonia entre as cores e os materiais combinados no novo Ibiza de forma a elevar a perceção de qualidade graças aos padrões e às tonalidades aplicadas.

Estruturalmente, destaque para as proporções horizontais que criam diferentes áreas funcionais, incluindo a consola central que está num nível mais elevado para proporcionar melhor ergonomia e maior segurança. O objetivo foi apostar em proporções perfeitas e no incremento das sensações de espaço e de conforto.

Painel e comandos

Todos os comandos e instrumentos estão orientados para o condutor, mantendo o ADN da SEAT, colocando-os à volta do condutor numa posição tão elevada quanto possível para que o condutor não precise de desviar os olhos da estrada. O interior também se destaca com a faixa decorativa que cria uma ligação perfeita entre o design interior e o ecrã tátil negro de 8 polegadas.

O comando da caixa de velocidades também está colocado no patamar mais elevado possível para facilitar o uso. Analisando-se a elevada qualidade de cada detalhe no novo SEAT Ibiza, é impossível não relacionar o habitáculo com o de modelos de categorias superiores. Desde as inúmeras possibilidades de personalização à possibilidade de escolha da iluminação interior em LED, sem esquecer, claro, a tecnologia a bordo, como é o caso do ecrã tátil de 8 polegadas e do sistema de conetividade Full Link.

As cores do teu SEAT

O novo SEAT Ibiza está disponível em diversas cores: vermelho desire, azul mistery, magenta mystic e prata urban. A formulação destas cores, que combinam a mais recente geração de pigmentos, ajuda a realçar ainda mais as formas esculturais da carroçaria.

Alguns adjectivos que nos dizem quem é o novo Ibiza

Design entusiástico, excelente comportamento dinâmico e surpreendente qualidade de condução. Enorme estabilidade na estrada, qualidade interior muito melhorada, tecnologia segura e fácil de utilizar. Interior espaçoso, combinam para fazer do novo SEAT Ibiza uma opção verdadeiramente atrativa e ao melhor preço.

Foto Galeria

Pode ver mais imagens aqui.

Leave a Reply

Exit mobile version