Novo motor DCi da Renault mais eficiente.

Novo motor DCi da Renault mais eficiente.

Foi no salão de Paris que a Renault apresentou o novo motor, mais económico, menos poluente, mais pequeno, mais possante e muito mais.

É o DCI 130, é um motor diesel com 1.600cc de cilindrada e que vai substituir o já velhinho 1.9 DCI. Apoiado em soluções tecnológicas avançadas, o novo 1.6 dci 130 obtém enormes ganhos ao nível das emissões de CO2 com uma redução em cerca de 30/km comparativamente ao 1.9 dci, e, por uma redução de aproximadamente 20% nos consumos. A marca francesa acrescenta à sua estratégia de “downsizing” da cilindrada, um leque de soluções tecnológica raras neste nível de motorizações. Assim o motor 1.6 dci 130 conta com as seguintes tecnologias: Stop & Start, EGR de baixa pressão, Energy Smart Management e Swirl Variável.

Novo motor renault 1.6 dci Novo motor renault 1.6 dci 2

Este novo e inovador 1.6 dci 130 que a Renault apresentou, possui uma potência idêntica à do seu antecessor 96 KW (130 Cavalos) e um fantástico binário de 230 Nm. Esta nova oferta da Renault vai começar a ser comercializada na Primavera de 2011 e vai equipar no início, os monovolumes da família Mégane. Assim o Grand Scénic  terá um consumo de 4,5 L/100km e emissões de CO2 de 119g/km, valores anunciados pelo fabricante.

Novo motor renault 1.6 dci 3 Novo motor renault 1.6 dci

O downsizing foi obtido através da diminuição do curso dos pistões e do conjunto das peças móveis. O volume varrido no cilindro é inferior, o que permite reduzir a quantidade de combustível consumido em cada ciclo. Os desempenhos são mantidos pela melhoria da sobrealimentação. Sozinho, o downsizing permite, reduzir emissões de CO2 em cerca de 6% face ao motor anterior. A utilização de injectores solenóides, capazes de gerar injecções muito curtas e múltiplas (até 6 injecções por ciclo) permitem gerir, de forma precisa, a combustão em beneficio dos consumos, emissões poluentes e acústica. A multi-injecção é também utilizada para optimizar o carburante necessário para regenerar o filtro de partículas. Uma tecnologia que permite reduzir as emissões de CO2 e incrementar os períodos de utilização entre mudanças de óleo.

Novo motor DCi da Renault mais eficiente.

Respeitando as normas Euro5, o 1.6 dci 130 já se encontra preparado para a norma Euro6. Este motor que já conta com mais de 15 patentes Renault, irá constituir o coração da gama do segmento C, nomeadamente a família Mégane, bem como uma motorização para o segmento D e comerciais.

Downsizing renault

 

Este projecto foi desenvolvido pela aliança Renault / Nissan, o que quer dizer que também se vai puder encontrar esta motorização em alguns modelos da marca japonesa. Este projecto também faz parte da parceria estratégica entre a Aliança (Renault / Nissan) e a Daimler.

motor-energy-dci

O que é o ESM (Energy Smart Management)?

É um sistema de recuperação de energia aquando da desaceleração / travagem.

O que é o Termo-Management?

É um sistema que permite acelerar a subida da temperatura do motor para diminuir os atritos (viscosidade do óleo).

O que é o Termo-Management

O que é Bomba de cilindrada Variável?

É um sistema que permite ajustar o débito de óleo em função das necessidades do motor e como tal, limitar a energia consumida pela bomba.

O que é SWIRL Variável?

Este sistema permite pilotar o turbilhão de ar na câmara, em função das condições de utilização do motor.

Bomba variavel renault

O que é a EGR de Baixa Pressão?

Esta tecnologia permite aumentar a taxa de re-circulação dos gases de escape, mantendo controladas a temperatura e a pressão da admissão.

O que é a EGR de Baixa Pressão

Booking.com