Muito grave! Sabia que são mais de 5 mil os condutores que podem ficar sem carta de condução?

Será-descuido-dos-condutores-ou-é-caça-à-multa

Muito grave! Sabia que são mais de 5 mil os condutores que podem ficar sem carta de condução?. Quem avançou a notícia em primeira mão foi o Diário de Notícias e refere que são cerca de 5 mil os condutores que podem vir a ficar sem carta de condução.

Sabia que neste momento encontram-se aproximadamente cinco mil condutores portugueses em vias de ficar sem carta de condução. Para que isso aconteça, basta apenas que comentam mais uma contra-ordenação grave ou muito grave ao Código de Estrada.

Se o fizerem, estes quase cinco mil condutores vão ficar inibidos de conduzir durante dois anos e terão de fazer novo exame de condução.

Só desde o final de 2013 a ANSR – Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, notificou mais de 4700 condutores que se encontram no limite do que a lei prevê.

Para evitar alguns dissabores, veja neste artigo onde a PSP está a desenvolver acções de controlo de velocidade e conduza com mais prudência.

Segundo a ANSR, entre 2010 e 2012 já foram cassadas 34 cartas de condução e actualmente estão reunidos os processos para a cassação de mais 440.

Entre as principais infracções, a que tem maior peso é o excesso de velocidade e seguida de muito perto o falar ao telemóvel.

Isto posto, é sempre bom lembrar que se um condutor for apanhado cinco vezes a cometer esta infracção grave e ficar registado, a carta pode ser retirada.

Booking.com
  • Fausto Paiva

    Eu farto-me de “comentar” contra-ordenações e nunca fui chamado à atenção por isso – nem imagino que haja algo sobre isso no código da estrada. Têm a certeza disso?

    • Olá Fausto Paiva, ainda não conseguimos entender o teor da sua questão.
      Se temos a certeza quanto ao termo Contra-Ordenação? Temos, mas para que fique esclarecido quanto ao seu significado clique aqui para saber o seu significado.

      Cumprimentos,

      A Equipa AO