in

Leiloado Plymouth XNR! O automóvel de Luxo que nunca entrou no mercado

Leiloado Plymouth XNR! O automóvel de Luxo que nunca entrou no mercado

O Automóvel que estamos a falar, foi desenhado pelo Eng.º Virgil Exner e para a Chrysler. Estamos a falar do Plymouth XNR, construído em 1960 como resposta ao Corvette, mas, nunca chegou ao mercado.

O leilão deste caro de luxo ficou a cabo da RM Auctions que vai ter de tentar vender o protótipo, que foi inspirado nos aviões de combate, na sua já tradicional venda de clássicos de Monterey (Califórnia).

O Plymouth XNR é uma peça única no mundo e foi desenhada para a Chrysler pelo engenheiro Virgil Exner de cujo apelido advém o nome XNR do modelo. Foi criado para rivalizar com o Corvette da General Motors, que foi um sucesso de vendas na altura. Mas lamentavelmente a marca nunca chegou a produzir este ousado descapotável.

O Plymouth XNR foi construído com base no chassis de um Plymouth Vailant e destaca-se pelo seu Design assimétrico e desportivo, inspirado nos automóveis de Indy da época e no famoso Jaguar D-Type. Para além do chassis, o XNR utiliza o motor do mesmo Valiant, um 2.8 litros alterado e a debitar 250 cv. 

Foram precisas 5 décadas para que o Plymouth XNR chegar à RM Auctions. Mas, antes o modelo passou pelas mãos de inúmeros coleccionadores, até chegar às do Xá do Irão.

Nos anos 80, Karim Edde igualmente coleccionador, comprou-o e manteve-o a salvo dos conflitos na região. Em 2008, levou-o para o centro de reparações da RM em Paris para dar inicio do processo de restauração, processo este que só ficou completo em 2011.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

fourteen − 1 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Loading…

Qual é o carro mais vendido em Portugal?

Qual é o carro mais vendido em Portugal?

New Frod Fusion 2013 front left side view

Quais os Novos Modelos da Ford para 2013?